Projeto Jovem Senador e a participação feminina na politica

Com informações da Coordenação de Relações Públicas

Foi lançada na quarta-feira (19/03) no Congresso Nacional, a campanha idealizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “Mulher na Política”.

A iniciativa objetiva conscientizar a população sobre a grave sub-representatividade feminina na política brasileira e incentivar a maior participação feminina nos espaços de poder, concorrendo a cargos eletivos. Pesquisas indicam que o Brasil é um dos países com piores índices de participação de mulheres no Legislativo e no Executivo: de cada dez eleitos, nove, em média, são homens. Em um ranking de 188 nações sobre igualdade na presença de homens e mulheres nos parlamentos, o país ocupa o 156º lugar.

As Jovens Senadoras são maioria

O Projeto Jovem Senador se antecipou à Campanha e dá o exemplo, pois desde o início, vem contribuindo para ampliar a presença feminina no universo de debates e discussões sobre a esfera pública.

Desde 2011, o Jovem Senador tem contado com a participação majoritária das mulheres. Em sua primeira edição, dentre os 27 estudantes premiados no Concurso de Redação do Senado Federal, 17 eram do sexo feminino.

Em  2012, o Jovem Senador voltou a contar com forte participação das mulheres, contabilizando 19 alunas entre os 27 alunos premiados. Esse fato representou um aumento de 12% na presença feminina, subindo para 70% o índice de atuação das estudantes no Projeto.

Finalmente, em 2013, consolidou-se a tendência da participação das mulheres no projeto, tendo sido selecionadas 19 jovens senadoras de todas as regiões do Brasil.

E a atuação das alunas não fica restrita apenas à seleção para o projeto; são elas que durante os trabalhos legislativos, seja nas comissões ou em Plenário, mais debatem e discutem questões que trazem de seus estados. Até mesmo para a escolha das Mesas-Diretoras do Projeto, a presença feminina é uma constante.

Um aspecto interessante é o perfil das alunas. São dedicadas aos estudos, gostam de ler, estão sempre preocupadas com o que acontece em suas comunidades, realizam algum trabalho voluntário e têm muitos projetos para o futuro. O que corrobora para a percepção de que é necessário promover mecanismos para dar mais espaço para as mulheres no mundo da Política, que, afinal, estão se preparando para ajudar a construir um país melhor para todos.

SERVIÇO

 

Projeto Jovem Senador: 7º Concurso de Redação do Senado Federal

E-mail: jovemsenador@senado.leg.br
Facebook: Jovem Senador

Instagram: Jovem Senador

Google +: Jovem Senador

Twitter:@jovemsenador
Youtube: http://www.youtube.com/user/concursoredacao
Telefone: (61) 3303-3344 / 3303-2995