Representantes de casas legislativas de dez Estados participam de oficinas no Interlegis

Até sexta-feira, eles serão treinados nos sistemas tecnológicos oferecidos pelo Programa: Portal Modelo e SAPL

O Interlegis aplica nesta semana duas oficinas técnicas para colegas de Câmaras Municipais que têm demandado o Programa, por meio de ofícios, demonstrando muito interesse em participarem de treinamentos que constam do portifólio de serviços do órgão. As oficinas de Portal Modelo e SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) vão até sexta-feira, 04/04, na sede em Brasília.

Segundo os participantes, o principal estímulo para buscar o apoio do Interlegis é garantir economia de recursos, com a implantação de sistemas gratuitos e de fácil manutenção. Com isso, as Casas deixam de gastar pare dos seus orçamentos com o pagamento de empresas privadas que prestam serviços na área de informática.

Por exemplo, os colegas de Conceição do Coité, na Bahia, Ednézio Santiago e Raiane Lopes, calculam que haverá uma economia de quase dois mil reais com, quando o Portal Modelo e o SAPL já estiverem funcionando. Isto deve acontecer já nesta quarta-feira. Além disso, o serviço passará a ser mais institucionalizado e transparente.

O presidente da Câmara de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, também comemora a economia, que vai possibilitar a aplicação em outras iniciativas importantes, no atendimento à comunidade. Lotário Seevald ressaltou que o novo sistema trará mais segurança na gestão das informações geradas no trabalho político-parlamentar.

João Batista Fernandes, de Carmo do Paranáiba, em Minas Gerais, já participou das oficinas no ano passado, mas volta a fazê-lo, para sanar algumas d[úvidas e dar sugestões para melhorar a perfórmance dos sistemas. Fernandes trouxe com ele outra servidora da Casa, MAriana Ferreira Coelho, para fazer o treinamento.

O coordenador do Programa Interlegis no ILB. Armando Nascimento, recepcionou os participantes e explicou a importância de uma Casa Legislativa manter uma interface eficaz na interlocução com a comunidade a que serve:

- O portal é uma ferramenta importantíssima no Parlamento moderno, como é definida por vários países e entidades como a Organização das Nações Unidas e Comunidade Europeia, no sentido de, além de ser um poderoso instrumento de comunicação, valorizar a cultura da Casa Legislativa, ultrapassando a agenda política, afirmou Nascimento.

 

Veja também matéria da Agência Senado