Interlegis encerra atividades de treinamento de 2013 com oficinas em Brasília e no Rio Grande do Sul

Com os cursos, câmaras criam portais de internet e sistemas para o processo legislativo

Esta sexta-feira, dia 6, marcou o encerramento das atividades de treinamento presencial do Programa Interlegis, com oficinas realizadas em Brasília, que teve representantes de sete Estados, e no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Constantina, com mais de dez câmaras presentes.

Em Brasília, os funcionários receberam informações para colocar no ar seus próprios portais de internet – através do Portal Modelo, solução gratuita desenvolvida pelos técnicos do Programa – e o chamado Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Já em Constantina, os temas foram revisão dos marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno) e webjornalismo.

As oficinas são assim chamadas porque ensinam na prática, com a ajuda de supervisores e monitores, como os funcionários podem utilizar as ferramentas que são disponibilizadas pelo Interlegis. Um dos objetivos é dar os meios para que as Câmaras estejam preparadas para cumprir dispositivos das leis de Transparência e de Acesso à Informação.

O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio  .leg. O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, um produto que também é oferecido gratuitamente, possibilita a informatização dos processos dentro das casas legislativas.

 

Já a oficina em Constantina tratou de consultoria para ressaltar a importância da revisão dos marcos legais - que muitas vezes contém dispositivos inconstitucionais e dissociados da realidade local. Mas os consultores também mostram os passos básicos para este trabalho de atualização. No último dia, houve ainda uma oficina de webjornalismo, na qual, entre outros temas, foram discutidos trabalhos recentes sobre divulgação jornalística via web.

“Entusiasta do Interlegis”

Quem participa das oficinas promovidas pelo Interlegis está acostumado com a presença do “Antonilson de Rondônia”. Ele próprio se define como “o maior entusiasta do Interlegis” e tem orgulho em dizer que a Assembleia de Rondônia é provavelmente a única casa legislativa do país a usar todos os produtos e serviços oferecidos pelo Programa.

Mais uma vez, Antonilson da Silva Moura, representante Interlegis desde 1999, esteve em Brasília. Ele acha que sempre tem algo mais a aprender, mas sua presença teve outro objetivo: ele quer transformar a Assembleia no terceiro servidor do domínio .leg – os outros dois são o próprio Interlegis e o Prodasen. Na prática isso quer dizer que, se caírem os sistemas em Brasília, todas as casas legislativas poderão contar com o suporte da Assembleia.

“Queremos também ajudar a desafogar um pouco o pessoal e os equipamentos daqui, já bastante sobrecarregados”, diz ele, que também está desenvolvendo uma programação, com os demais servidores da área de TI da Assembleia, para replicar junto às Câmaras de Rondônia, o que o Interlegis faz em nível nacional. “Nós recebemos a mão estendida do Interlegis e agora queremos fazer o mesmo; conhecimento que não se propaga, se apaga” – afirma.

Além da qualidade, Antonilson lembra um fator muito importante para a adesão ao Interlegis: os produtos e serviços são todos gratuitos. Segundo ele, chegaram a cobrar de uma das recentes gestões da Assembleia R$ 300 mil para colocar em funcionamento um portal de internet, enquanto o do Interlegis sai de graça.