Após premiação, Jovens senadores iniciam os trabalhos de legislatura

Estudantes estão divididos em grupos na sede do Interlegis para simular os trabalhos das comissões.
Após premiação, Jovens senadores iniciam os trabalhos de legislatura

Geraldo Magela - Agência Senado

 

Fonte: Agência Senado

“Um aprendizado de mão dupla”. Assim o presidente do programa Jovem Senador, senador Paulo Davim (PV-RN), definiu a passagem anual de estudantes de nível médio de escolas públicas pelo Senado, onde participam de uma simulação da atividade parlamentar. Os 27 jovens senadores, um de cada estado e do Distrito Federal, classificados no 6º concurso de redação para o programa Senado Jovem Senador, tomaram posse na manhã desta segunda-feira (18), em "sessão preparatória da legislatura", específica para o projeto.

O mandato dos jovens senadores será de três dias, período em que vão discutir assuntos relevantes para o país e apresentarão propostas legislativas que poderão tramitar como projetos de lei.

Paulo Davim e a senadora Ana Rita (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), deram as boas vindas aos estudantes. Davim lembrou que propostas dos jovens senadores das edições de 2011 e 2012 já foram aprovadas pela CDH e passaram a tramitar no Senado. Para ele, tanto os estudantes quanto os senadores da Casa aprendem com o programa.

- É um aprendizado de mão dupla. Vocês aprendem o funcionamento da mais alta Casa [legislativa] do país e deixam aqui projetos que passam pela CDH e que passam a tramitar como matérias do Senado. Vocês deixam algo concreto – afirmou o senador, que se disse encantado com o programa.

Ana Rita observou que 19 dos 27 estudantes que participam do programa na edição deste ano são do sexo feminino.

- Pelo menos no programa Jovem senador nós somos maioria. Isso é muito bom -  afirmou Ana Rita.

A solenidade de posse dos jovens senadores contou com a presença de Eunice Michiles, primeira mulher a ocupar uma cadeira no Senado por processo eletivo. Ela representou o estado do Amazonas entre 1979 e 1987.

Eleição

Em votação logo após a posse, o estudante Ivanlis Nascimento da Costa, de Gandu (BA), foi eleito presidente do Senado Jovem 2013. A vice-presidência ficou com Rayesley Ricarte Costa, de Manaus (AM), enquanto que Maria Eduarda Nunes da Silva, de Colmeia (TO) e Aline da Conceição Andrade, de Cruzeiro do Sul (AC), assumiram a primeira e segunda-secretarias, respectivamente.

Ivanlis da Costa disse esperar que os senadores olhem com carinho para as propostas que os jovens senadores apresentarão nos próximos dias. - Representamos toda uma sociedade que anseia por mudanças, por ter vez e ter voz nesta democracia. Vamos fazer valer esta oportunidade com nossas ideias e propostas, que tenho certeza que traduzem os anseios da grande maioria da juventude brasileira - disse.

Confira a lista completa de jovens senadores.

tacori earrings
tacori earrings disse:
24/12/2013 05h43
*Nice post. I discover some thing much harder on various blogs everyday. Most commonly it is stimulating to study content material from other writers and exercise a specific thing from their internet site. I’d opt to apply certain whilst making use of the content in this small blog whether or not you do not mind. Natually I’ll offer a link on your personal internet weblog. Appreciate your sharing. tacori earrings http://theinsuranceshop.biz/[…]/10485
Comentários foram desativados.