Escolas de Governo e Escolas do Legislativo reúnem-se no Senado

Evento será no auditório do ILB/Interlegis, nos dias 30 e 31 de outubro, e marca os 15 anos da lei que criou escolas de governo

Assista ao vivo: clique aqui.

 

Com apoio do Senado, a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) promove seu 22º Encontro Nacional, na sede do Programa Interlegis. Serão realizadas várias palestras e debates abertos ao público em geral, ressaltando a importância dessas entidades para a democracia e o fortalecimento da atividade político-parlamentar.

No dia 30, haverá um seminário para o qual está prevista a participação do presidente do Senado, Renan Calheiros, dos senadores José Sarney, Flexa Ribeiro e Cyro Miranda, e também de Helder Rebouças (diretor-geral do Senado), Paulo Marques (presidente substituto da ENAP), Florian Madruga (presidente da ABEL) e Carlos Stuckert (diretor-adjunto do ILB).

Sob o tema Escolas de Governo: Democracia e Cidadania serão abordados os avanços nos últimos 15 anos e o papel destas entidades em temas como a reforma administrativa e a promoção da cidadania, entre outros. Além de palestras, será prestada homenagem ao senador José Sarney, em cujo governo foi criada a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), em 1986. Também na sua primeira gestão à frente do Senado, em 1997, foi criado o Instituto Legislativo Brasileiro, hoje também integrante do chamado Sistema de Escolas de Governo da União.

Já no dia 31, o foco estará voltado mais especificamente para o Legislativo, com o XXII Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). Junto com as decisões de gestão da entidade, serão realizados os painéis: Perfil, características institucionais e atuação das escolas de governo- Legislativo, Executivo e Judiciário, Modelos e experiências pedagógicas (incluindo pós-graduação), A atuação na promoção da cidadania, Desafios para o Futuro (Quem queremos ser) (Desafios para chegar lá) e Ação Pedagógica para a democracia.

O objetivo é debater assuntos em comum às várias escolas espalhadas pelo país e encaminhar propostas e soluções relacionadas com as atividades dessas estruturas voltadas para o aprimoramento profissional de parlamentares e servidores.

deuzilene.miranda@hotmail.com
deuzilene.miranda@hotmail.com disse:
29/10/2013 14h40
muito bom
Anônimo disse:
29/10/2013 14h43
por ser a primeira gestão à frente do Senado, em 1997, foi criado o Instituto Legislativo Brasileiro, hoje também integrante do chamado Sistema de Escolas de Governo da União.
Comentários foram desativados.