No encerramento, VI EnGITEC inova com palestra virtual

Interlegis apresenta novos produtos. Participantes elogiam resultados

 

Uma palestra virtual com o consultor Sérgio Oliveira foi um dos pontos altos do último dia do Encontro Nacional do GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia). Durante três dias de 230 profissionais de TI de mais de cem casas legislativas do país participaram de palestras, cursos e debates sobre novos produtos e ferramentas, inovações, experiências positivas e outros temas de interesse sobretudo do Legislativo municipal.

Na palestra de Sérgio Oliveira, quem estava no auditório do Interlegis sequer sabia onde ele se encontrava; como não pôde vir a Brasília, ele se dispôs a fazer a demonstração da mesma forma. Sérgio foi falando das inovações que serão implantadas no Colab (que reúne as comunidades Interlegis), ao mesmo tempo em que mostrava na tela do computador, do celular ou do tablet. As mudanças, entre elas um “agregador de blogs” e maior facilidade de navegação, devem estar prontas até o final do ano.

Sesóstris Vieira, servidor do Interlegis, mostrou aos colegas o novo produto que está sendo desenvolvido para auxiliar o trabalho das câmaras e assembleias: o Sistema de Apoio à Atividade Legislativa SAAL). A ideia é que ele se encarregue da parte administrativa, da mesma forma que o SAPL faz em relação às questões legislativas. Além de agilizar processos com relação, por exemplo, à folha de pagamentos ou ao patrimônio, vai possibilitar mais transparência e acesso do cidadão aos dados das casas legislativas.

A equipe de Tecnologia do Interlegis também está desenvolvendo outro produto para melhorar a comunicação entre os usuários das listas de discussão e demais interessados. Ainda sem nome oficial, é uma espécie de “docs interlegis”, que permite o uso de documentos por várias pessoas simultaneamente. Uma rápida demonstração foi feita pelo diretor Ricardo Ramos e por Jean Ferri.

Na manhã desta sexta-feira, ainda houve uma palestra sobre motivação, dada por José Augusto, da Ad-Infinitum, e a realização de um mini-curso. Depois disso, uma oportunidade para relaxar com o sorteio de brindes, como a camiseta do evento. E um ainda houve espaço para breve avaliação, já que a mesa-redonda com este fim teve que ser cancelada pela falta de tempo. Segundo todos os que se manifestaram, o evento foi altamente positivo e deve continuar sendo realizado.

 

 

Adriano Serbate
Adriano Serbate disse:
30/09/2013 09h54
Que pena que não pude estar presente, mas gostaria de ter participado de tudo ai, mas fica para a proxima.
Ricardo Anello
Ricardo Anello disse:
30/09/2013 16h08
Parabéns ao Interlegis e a comissão organizadora que, mais uma vez, conseguiu reunir representantes do legislativo de todo Brasil para discutir soluções e obter conhecimento.
Comentários foram desativados.