Equipe do Interlegis/ILB participa de debate sobre a gestão do Programa

Professor Marcelo Arno Nerling, doutor em Gestão de Políticas Públicas da USP, trouxe mais de cem alunos a Brasília

Cerca de 120 alunos da Universidade de São Paulo e de outras instituições da região estão participando em Brasília de uma extensa programação voltada para os temas de controle e transparência, com visitas a diversos órgãos relacionados à questão. Na tarde desta terça-feira, dia 3, o debate ocorreu no auditório do Interlegis, com servidores e diretores da direção do Senado, da Consultoria de Orçamento, do Instituto Legislativo Brasileiro e do Programa Interlegis.

A visita é promovida pelo professor da USP Marcelo Arno Nerling, que se definiu como “o maior crítico do Interlegis”, mas deu o seu “voto de confiança” no Senado e no Programa por acreditar que “as coisas estão mudando”.

O diretor adjunto do ILB, Carlos Stuckert, deu um panorama das atividades do Instituto desde a sua fundação e da ênfase recente em educação para a cidadania. Ele falou dos cursos presenciais e de ensino a distância promovidos do ILB, além da nova vertente em educação superior, a partir do credenciamento dos cursos pelo MEC.

Raimundo Nonato Júnior, diretor da Coordenação de Planejamento e Fomento, discorreu em seguida sobre o Programa Interlegis e seu Projeto de Modernização Legislativa. Além dos produtos e serviços que são oferecidos gratuitamente às câmaras municipais e assembleias legislativas – como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Parlamentar – ele falou sobre as dificuldades de execução das ações num país das dimensões e da heterogeneidade do Brasil.

Os alunos receberam ainda informações sobre o Siga Brasil, sistema de informações sobre orçamento público, a cargo do consultor Orlando de Sá Cavalcante Neto e do consultor-geral do Orçamento, Luiz Fernando Perezino. Ao final, os servidores colocaram-se à disposição dos estudantes para debater temas de interesse deles.