Interlegis/ILB fará Encontro Regional em Limeira

Palestras e três oficinas fazem parte da programação que vai se estender de 02 a 13 de setembro

A Câmara Municipal de Limeira (SP) vai sediar o Encontro Regional Interlegis a partir do dia 2 de setembro. O evento conta com o apoio da Escola Legislativa e prevê a participação de servidores e parlamentares de diversas câmaras da região.

Na abertura, o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Antônio Helder Medeiros Rebouças vai falar sobre o trabalho da instituição e o tema Modernização do Legislativo. Janary Nunes, servidor do Interlegis, vai abordar o papel do vereador.

Na parte da tarde, o consultor do Senado Joanisval Brito Gonçalves fará palestra sobre as Leis da Transparência e de Acesso à Informação (LAI), dois temas de grande interesse das câmaras, que precisam se adaptar ao que prevê a legislação. E, ainda, o consultor Renato Jorge Brown Ribeiro, especialista em Orçamento, vai falar sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Helder Rebouças ressalta a importância destes encontros para promover a integração da comunidade legislativa e o Senado e enfatiza que a experiência em capacitação do Instituto garantirá uma excelente oportunidade para a obtenção de informações que irão auxiliar servidores e vereadores no desempenho das funções legislativas.

Oficinas

O Encontro Regional é apenas parte da programação que será desenvolvida em Limeira – que funcionará como cidade polo – até o dia 13 de setembro. São três as oficinas programadas para o Encontro: de Regimento Interno e Lei Orgânica (de 3 a 5/9); de Webjornalismo (6/9) e de Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL (de 9 a 13/9).

Na oficina de Regimento Interno e Lei Orgânica, os participantes vão receber subsídios para a revisão e atualização de seus marcos legais - a lei orgânica do município e o regimento interno da Câmara. Os especialistas Paulo Henrique Soares e Francisco Etelvino Biondo serão os instrutores.

No treinamento em webjornalismo serão discutidos trabalhos recentes sobre divulgação jornalística via web. O objetivo do professor Luiz Carlos Santana de Freitas, do Interlegis, é treinar os servidores responsáveis pela alimentação dos portais das casas legislativas. Durante todo o dia, eles receberão informações sobre os temas: webjornalismo legislativo, redação em webjornalismo e notícia no ambiente legislativo.

Já na oficina de Portal Modelo e de SAPL, o conteúdo extenso irá habilitar os usuários para o emprego mais eficiente e pleno destes produtos. (veja mais informações na matéria “Abertas inscrições para oficinas de SAPL e Portal Modelo”).

Interessados em participar poderão fazer suas inscrições pelo e-mail escolalegislativa@camaralimeira.sp.gov.br. Outras informações nos telefones (19) 3404-7517 e (61) 3303-3221.