Lançamento do BuscaLeg reúne 16 Assembleias em videoconferência

Com auditório lotado, Interlegis/ILB lança metabuscador

O primeiro serviço gratuito de busca global nos portais legislativos foi lançado oficialmente hoje (28/05): é o BuscaLeg, uma espécie de “Google do Legislativo”. O sistema foi integralmente desenvolvido pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Interlegis/ILB e será uma maneira simples e prática de pesquisar informações em cerca de 410 sites e portais de Assembleias, Câmaras de Vereadores, além da Câmara dos Deputados e Senado. Qualquer cidadão pode utilizá-la no endereço busca.interlegis.leg.br.

“Esta é uma ferramenta pioneira, que vai aproximar ainda mais o Legislativo da sociedade”, disse Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis). Ele lembrou ainda que o serviço foi totalmente desenvolvido pelo núcleo de tecnologia da instituição, dentro do espírito de redução de custo e de integração dos órgãos do Senado, conforme decisão da Mesa Diretora.

Na mesma direção, a diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto, afirmou que o lançamento deste novo produto dá sinais claros de que a fusão de órgãos dará bons resultados e pediu uma reflexão sobre a vantagem de agregar esforços. “É o que o Senado está fazendo e um bom exemplo é o metabuscador, que também é uma ferramenta de transparência”, disse ela.

Participaram do lançamento quinze Assembleias Legislativas, através do sistema de videoconferência. Em nome delas, o presidente da Assembleia do Mato Grosso do Sul, Rinaldo Modesto, elogiou o trabalho do Interlegis, “principalmente voltado para as câmaras municipais mais distantes”. Para ele, o Buscaleg vai permitir que a população conheça e acompanhe mais a ação do Parlamento.

“Antes, qualquer pesquisa realizada retornava recheada com muito ‘lixo eletrônico’; então, desenvolvemos, a partir da demanda das casas legislativas, um metabuscador que foca apenas os portais neste ambiente. Facilita o trabalho e ganha-se tempo”, explica o diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Ricardo Ramos.

O Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB) também esteve presente à solenidade realizado na manhã desta quarta-feira e que lotou as dependências do auditório Antonio Carlos Magalhães. Participaram, por meio de videoconferência, representantes das Assembleias de: AC,AL,AP,CE,ES,GO,MA,MS,PA,PE,PI,RN,RO, RR e SC.

 

Como funciona

Ricardo Ramos e o analista do Interlegis Jean Ferri, um dos coordenadores do projeto, deram explicações técnicas para perguntas formuladas pela plateia, por internautas e pelas Assembleias. Mostraram como o Buscaleg é fácil de usar, bastando colocar a palavra-chave que ele dispara as buscas. Disseram que ele pode ser utilizado e até modificado por outros órgãos do governo, instituições ou até mesmo a iniciativa privada e que tudo é sem custo.

Essa tecnologia utiliza menos recursos de hardware (discos) que os buscadores padrões no mercado (Google, Yahoo, Ask etc), uma vez que ela não armazena índices dos conteúdos dos sites. Ao todo são mais de 400 sites de já disponíveis no Metabuscador até o momento, começando pelas casas que utilizam o Portal Modelo, mas outras fontes serão incorporadas em breve.

Milene Oliveira
Milene Oliveira disse:
28/05/2013 16h42
O Amazonas foi esquecido? Nós também estavamos participando desta videoconferencia
Letícia Borges
Letícia Borges disse:
29/05/2013 18h00
Milene, peço desculpas. O número foi captado num determinado momento em que, por algum motivo, o Amazonas estava fora. Mas o erro será corrigido imediatamente.
Comentários foram desativados.