Maio

05

Técnicos do ILB/Interlegis participam de encontro sobre planejamento e implementação de Software Livre

Reconhecidos na comunidade brasileira de Software Livre, Jean Ferri e João Henrique Gouveia, técnicos do Programa Interlegis participaram de reuniões de Planejamento comandadas pelo Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (CISL), no mês de abril.

O Planejamento adotado pelo Comitê foi desenvolvido de acordo com três importantes áreas: Compartilhamento e Colaboração; Sociedade e Instituições de Ensino; e Adoção de Software Livre, sendo o Interlegis adepto dos três segmentos.

Ricardo Ramos, diretor de Tecnologia da Informação do Interlegis disse que a participação dos técnicos do ILB nesse evento reafirmou a competência e o reconhecimento do Instituto quanto ao uso de ferramentas de Software Livre. “Essa opção tem sido a escolha cada vez mais adotada por instituições governamentais, não só do Brasil, mas em todo o mundo”, explica.

Hospedagens dos Produtos Interlegis - semana de 21 a 27/4

Atualize-se sobre as adesões aos Programas Interlegis feitas na semana de 21 a 27/4:

 

GO – Câmara Municipal de Planaltina – Portal Modelo / SAPL / .Leg.br

PI – Câmara Municipal de Piracuruca – Portal Modelo

PR – Câmara Municipal de Cel. Domingos  Soares - Portal Modelo / SAPL / .Leg.br

PR – Câmara Municipal de Renascença – .Leg.br

RN – Câmara Municipal de Areia Branca – Portal Modelo / SAPL / .Leg.br

RJ – Câmara Municipal de Varre Sai – Portal Modelo

TO – Câmara Municipal de Miranorte – .Leg.br

"Interlegis online" lota auditório do ILB com a presença do senador Flexa Ribeiro

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis) reuniu na manhã desta quarta-feira (08/05) em evento transmitido por videoconferência, 19 das 27 Assembleias Legislativas para anunciar um pacote de ações, como a inclusão definitiva do Programa Interlegis nas redes sociais, a oferta de cinco cursos a distância e o mais novo produto desenvolvido pela área de Tecnologia e Informação, o MetaBusca. “Estamos promovendo realmente uma revolução silenciosa nas câmaras municipais e assembleias estaduais, através da capacitação dos servidores e da difusão de novas ferramentas tecnológicas”, avaliou o Diretor Nacional do Interlegis e Primeiro-Secretário do Senado Federal, Senador Flexa Ribeiro.

O evento “Interlegis Online” foi conduzido pelo senador Flexa Ribeiro, acompanhado do diretor executivo do ILB, Helder Rebouças, do diretor adjunto Carlos Stuckert e do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda, convidado para compor a mesa. Assessores e servidores lotaram as dependências do auditório Antonio Carlos Magalhães, no ILB. Dezenas de servidores e parlamentares compareceram às salas de videoconferência instaladas nas dependências das Assembleias Legislativas dos Estados de MG,CE,RR,RO,SE,PI,MA,AL,PA,GO,MS,ES, AM, RS, MT,AC, PB, PE e da Câmara Legislativa do DF.

Flexa Ribeiro aproveitou o evento para reafirmar a disposição e o compromisso do Presidente Renan Calheiros e de toda a Mesa Diretora do Senado Federal, no sentido de fortalecer e ampliar os serviços disponibilizados gratuitamente pelo ILB/Interlegis. “O Presidente Renan, com o nosso apoio, está conduzindo a maior racionalização administrativa já feita para reduzir gastos e aumentar a eficiência da Casa. A fusão do ILB com o Interlegis veio apenas para eliminar redundâncias e aumentar a eficácia dos serviços oferecidos à comunidade legislativa. As parcerias irão continuar e os cursos serão ampliados” garantiu, em resposta a uma indagação feita por representantes da Assembleia de Rondônia. Aliás, a preocupação quanto à descontinuidade das parcerias, dos cursos e a ofertas de novos produtos tecnológicos esteve presente na participação de vários servidores nos Estados, durante as perguntas feitas por videoconferência.

Participantes de Rondônia, Piauí, Amazonas e Mato Grosso do Sul registraram os agradecimentos aos serviços prestados pelo Interlegis, como a disponibilização de cursos e de ferramentas como o Portal Modelo, o SAAP, o SPDO e o SAPL. “Podemos garantir que a história da nossa Assembleia será escrita antes e depois da chegada do Interlegis”, afirmou o secretario legislativo da Assembleia de Rondonia, Carlos Alberto Martins Manvailer. Já a representante da Assembleia do Amazonas analisou: “Com a ajuda do Interlegis nós conseguimos aumentar a qualificação dos nossos servidores e em consequência, melhorar significativamente os serviços prestados à comunidade.”

O diretor Helder Rebouças apresentou os cursos, que serão realizados a distância, sem tutoria com carga-horária variando de 40 a 60 horas/aula e dois meses de duração: Introdução ao Orçamento Público, Cerimonial no Legislativo, Processo Legislativo, Poder Legislativo e Administração Pública. Os cursos serão disponibilizados gratuitamente a partir de hoje para capacitar servidores do Legislativo Estadual e Municipal, bem como o público em geral, uma vez que os cursos não terão limite de vagas

O novo programa de buscas elaborado pela área de Tecnologia e Informação, chamado MetaBusca foi o último destaque da manhã. Trata-se de um sistema de busca global nos portais legislativos. De maneira simples e prática, será possível pesquisar informações apenas em portais selecionados, como uma espécie de “Google do Legislativo”. O sistema foi desenvolvido no Interlegis, totalmente em software livre, proporcionando um serviço gratuito voltado diretamente ao cidadão e, mais notadamente, à comunidade legislativa.

Finalmente, o encontro registrou a participação ativa de diversos internautas, registrando suas participações por meio da página do Interlegis no Facebook ( www.fb.com/InterlegisOnline ).

Facebook do Interlegis já está online.

 

Acesse e curta o Facebook do Interlegis: facebook.com/InterlegisOnline.

Fique sabendo do que acontece nas Câmaras e Assembleias Legislativas, sobre boas práticas e bons produtos que auxiliam na modernização do Poder Legislativo Brasileiro e muito mais conteúdo de interesse da Comunidade Legislativa.

Nosso objetivo é integrar e informar a Comunidade Legislativa.

Ouvidoria-Geral da União firma parceria com o ILB

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) já possui 105 convênios que ampliam a capacidade de alcance dos cursos oferecidos pelo órgão de capacitação do Senado em todo o Brasil. Agora chegou a vez da Ouvidoria-Geral da União tornar-se parceira. Depois de uma reunião com o diretor executivo Helder Rebouças semana passada, Ricardo França, chefe de gabinete da Ouvidora-Geral da União, assinou convênio que irá possibilitar à Ouvidoria trabalhar em sociedade com o órgão.

Testemunharam a celebração do convênio os diretores do ILB Marcelo Larroyed, João Henrique Pederiva e Waldir Rodrigues Pereira, das áreas Ensino a Distância, Educação Superior e de Treinamento, respectivamente, além da analista de Finanças e Controle da Ouvidoria-Geral da União, Fernanda Mendes e do coordenador do sistema de Ouvidora, Paulo Marques.

Ricardo França elogiou a agilidade do ILB na oferta dos cursos e registrou que a busca por novas parcerias como esta que se firma permite o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Paulo Marques explicou que a intenção da Ouvidoria é criar módulos continuados. “O nosso público-alvo não é apenas o servidor federal, mas também do legislativo municipal, por isso a parceira com ILB, que já trabalha com essa finalidade, irá nos ajudar a alcançar este objetivo” lembrou.

Helder Rebouças explicou a junção do Unilegis, Interlegis e o ILB, falou sobre o planejamento estratégico e lembrou ainda, que o papel do ILB é disseminar conhecimento e informação no Legislativo, além de trabalhar com possibilidades de combinação de ofertas e trocas de conteúdo.

 

Câmara de Sete Lagoas atualiza SAPL

Os servidores Eduardo Diniz de Freiras, técnico em tecnologia da informação, Heliana Cordeiro Valadares e Jaqueline Helena Alves, técnicas em Processo Legislativo da Câmara Municipal de Sete Lagoas-MG estiveram no Interlegis esta semana para acertar pormenores do procedimento de atualização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O sistema tem o objetivo de apoiar as Casas nas atividades em processo legislativo em geral, como organizar, arquivar e consultar informações.

A Câmara utilizava um versão mais antiga do programa. Com o investimento de tecnologia recentemente feito, foi possível a troca de equipamentos e adoção da versão mais moderna do SAPL. “Nós não acompanhamos as atualizações e de repente saltamos todas as etapas”, disse Eduardo Freitas, satisfeito.

O servidores da Câmara foram acompanhados pelos técnicos do ILB/Interlegis Cláudio Morale e Higino Vieira.

Vereadores do RN buscam apoio do ILB/Interlegis para modernizar suas câmaras

Na tarde terça-feira (07), os presidentes das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte: Apodi,  Mossoró e Severiano Melo, estiveram com o diretor executivo do Instituto Brasileiro Legislativo Helder Rebouças, para estreitar laços e fechar uma parceria do Interlegis com suas casas.

Na ocasião, o diretor propôs um evento do Interlegis para a região com o objetivo de apresentar os produtos oferecidos pelo Programa do Senado Federal. O vereador Francisco José, presidente da Câmara de Mossoró e da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN) declarou que o objetivo da parceria é obter o apoio necessário para modernizar e atualizar o parlamento municipal, concluindo que esta união irá qualificar e preparar melhor os vereadores e as próprias casas municipais da Região.

Presidente de Pacaraima-RR vem ao ILB em busca de parceria

Na manhã de quinta-feira, dia 9/5, o diretor de Tecnologia da Informação do ILB, Ricardo Ramos, recebeu em sua sala o presidente da Câmara Municipal de Pacaraima-RR, Paulo Camilo. A visita ocorreu com o objetivo de estreitamento de laços entre o Interlegis e a Câmara.

Paulo Camilo, que está em seu primeiro ano de mandato, se interessou pelos programas do Interlegis em janeiro deste ano, quando participou do Encontro Estadual de Legisladores Municipais. O vereador saiu convicto da importância do Programa Interlegis colaborando, por meio da transferência de conhecimentos e de soluções, para que ele realize uma boa legislatura, que atenda aos anseios da comunidade.

Hospedagens dos Produtos Interlegis - semana de 29 a 03/5

Saiba quais foram as casas legislativas que adotaram os Produtos Interlegis na última semana:

GO - Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - .LEG.BR

GO - Câmara Municipal de Baliza – Portal Modelo / .LEG.BR

TO – Câmara Municipal de Palmeirante - .LEG.BR

RS – Câmara Municipal de Lagoa Vermelha - .LEG.BR

Câmara de Bocaiúva vem ao ILB

Na manhã desta sexta-feira, dia 10/5, o presidente e o primeiro-secretário da Câmara Municipal de Bocaiúva do Sul, Paraná, estiveram no ILB para conhecer pessoalmente o Programa Interlegis e seus produtos. Eles conversaram com os diretores Ricardo Ramos e Araújo Júnior, das áreas de Tecnologia e Planejamento, quando receberam explicações sobre Portal Modelo, SAPL, além da possibilidade de realização de oficinas de revisão de Regimento Interno e Lei Orgânica do município. Ao final, eles foram recebidos por Carlos Stuckert, diretor adjunto do ILB.

Representantes da Abel fazem visita ao ILB

Na tarde da última terça-feira, dia 9/5, representantes da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo – Abel, estiveram com o diretor adjunto do ILB, Carlos Stuckert e com o chefe de serviço de Planejamento e Acompanhamento da Comunidade, Francisco Biondo, no Instituto.

A visita teve como objetivo apresentar a nova estrutura do órgão, após as recentes modificações. Estiveram na nova sede do ILB, em Brasília, associados das Escolas de Santa Catarina, Amazonas, Rio Grande do Sul e de Pernambuco.

Deputada Roseane Cavalcante propõe ao ILB seminário sobre pessoas com deficiência

A deputada Roseane Cavalcante visitou o ILB nesta quarta-feira,15/05, para discutir a proposta de um seminário sobre pessoas portadoras de deficiência. A deputada, conhecida como Rosinha, é militante da causa e luta pela inclusão social dessas pessoas. Ela foi recebida pelo diretor-executivo do ILB/Interlegis, Helder Rebouças.

Para Rosinha, este tipo de evento vai além do simbolismo: “O Brasil está passando por um ajuste de minorias e este seminário vai ampliar esse ajuste. A nossa legislação traz avanços significativos que mapeiam e integram as forças políticas”, afirma.

Uma das ideias é elaborar um estudo que identifique o número de parlamentares e servidores das câmaras e assembleias com deficiência, o que possibilitará realizar, posteriormente, ações de grande impacto para essas comunidades.

Também participaram da reunião a diretora da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Ilana Trombka, o diretor-adjunto do ILB, Carlos Stuckert e o diretor da Subsecretaria de Controle Interno do Senado, Aires Pereira das Neves.

Helder Rebouças disse que o ILB/Interlegis já está se preparando para promover três seminários voltados para os temas Políticas Públicas, Qualidade dos gastos públicos e Escolas de Governo.

O seminário a respeito dos direitos da Pessoa com Deficiência está previsto para o mês de setembro deste ano, data em que a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, representada pela deputada, celebra suas conquistas.

Também foi discutida a possibilidade de uma audiência com o Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, para aprofundar a discussão do assunto.

 

Câmara de Cotegipe quer produtos do Interlegis

Reginaldo da Mota Alcântara recebeu informações técnicas sobre o Portal Modelo e acertou outras parcerias

O presidente da Câmara Municipal de Cotegipe, na Bahia, Reginaldo da Mota Alcântara, esteve na manhã desta sexta-feira, 17/05, na sede do ILB/Interlegis para acertar parcerias a fim de “atualizar e modernizar os procedimentos da instituição”. Ele aproveitou para fazer um “curso rápido” de Portal Modelo, como definiu as informações preliminares que recebeu de técnicos do Programa.

“Vou destacar servidores da Câmara para inserirem dados e notícias, digitalizar documentos de toda ordem, o que nos permitirá inclusive resgatar a história do município, que está dispersa”. Além de documentos legais, completamente desorganizados, Alcântara quer ajudar a contar a história de Cotegipe, que remonta ao ano de 1820.

Além disso, ele solicitou a realização de oficina para a atualização do regimento interno e da Lei Orgânica do Município, o que poderá ocorrer no segundo semestre. O vereador quer também adotar os demais produtos do Interlegis para a organização das atividades legislativas e administrativas da Câmara. “E depois pretendo levar estas mudanças ao conhecimento das escolas, porque queremos uma cidade com pessoas atuantes e participantes”.

Além dos técnicos, o presidente da Câmara de Cotegipe foi recebido pelo diretor da Subsecretaria de Tecnologia e Informação, Ricardo Ramos, e pelo chefe do Serviço de Planejamento e Acompanhamento da Comunidade, Francisco Etelvino Biondo.

Câmara de Campina Grande se prepara para ser multiplicadora do Programa Interlegis

O vereador Bruno Cunha Lima,  da Câmara de Campina Grande – PB, conveniada do Programa Interlegis, esteve esta manhã no ILB. O vereador, acompanhado do chefe de gabinete do senador Cássio Cunha Lima, Flávio Lima, foi recebido pelo diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento, Araújo Júnior e pelo servidor Higino Vieira. O vereador reiterou a intenção da casa em dar continuidade nos trabalhos junto ao Senado, no momento em que tratou do plano de trabalho, um documento que acompanha  os convênios e apresenta um conjunto de ações a serem desenvolvidas pelas casas parceiras, com o suporte técnico e tecnológico do ILB. Na oportunidade, discutiu-se a adequação da Câmara para tornar-se um pólo multiplicador do Programa Interlegis, uma vez que utiliza os produtos Interlegis e está apta a receber outras câmaras da região para realizar treinamentos.

Hospedagens dos Produtos Interlegis - semana de 13 a 17/5

Atualize-se sobre as adesões aos Produtos Interlegis feitas na semana de 13 a 17/5.

CE - Câmara Municipal de Caririaçu – Portal Modelo / SAPL / LEG.BR

CE - Câmara Municipal de Missão Velha – LEG.BR

MG - Câmara Municipal de Florestal - Portal Modelo / LEG.BR

MG - Câmara Municipal de João Pinheiro – Portal Modelo / SAPL / LEG.BR

MG - Câmara Municipal de São Sebastião do Rio Verde - SAPL / LEG.BR

PR - Câmara Municipal de São Vicente Ferrer - Portal Modelo / SAPL / LEG.BR

RN - Câmara Municipal de Cruzeta - Portal Modelo / LEG.BR

RN - Câmara Municipal de Nisia Floresta - Portal Modelo / SAPL / LEG.BR

TO - Câmara Municipal de Nova Olinda - LEG.BR

Câmara de Volta Redonda é nova parceira do Programa Interlegis

A presidente da Câmara de Volta Redonda, América Teresa esteve na tarde desta segunda-feira, 20/5, no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) para firmar convênio com o Programa Interlegis. Além da Presidente, a 2º secretária da Câmara Municipal de Porto Real (RJ), Roberta Rosá, e a assessora parlamentar do Presidente da Assembleia do Rio de Janeiro, Marizete Ramos de Andrade estiveram durante o encontro para conhecer os produtos oferecidos pelo Instituto.

Participaram da celebração da parceria o diretor executivo do ILB, Helder Rebouças, o diretor adjunto, Carlos Stuckert, o diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento, Araújo Júnior, o chefe do Serviço de Planejamento e Acompanhamento da Comunidade, Francisco Biondo e o servidor Higino Vieira.

Araújo Júnior explicou a junção do Unilegis, Interlegis e ILB e frisou que o papel do Instituto é disseminar o conhecimento e a informação no Legislativo, além de trabalhar com possibilidades de combinação de ofertas e trocas de conteúdo para as Câmaras e Assembleias.

O novo ILB na XVII Conferência Nacional da Unale

No maior encontro parlamentar da América Latina, diretores vão apresentar as mudanças e se reunir com representantes Interlegis

Começa nesta terça-feira, dia 21, em Recife, a XVII Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que mais uma vez contará com a participação do Interlegis/ILB, inclusive com o lançamento de um novo pacote de cursos de ensino a distância.

O encontro, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco, terá extensa programação, abrigada sob o tema “Os desafios pra o futuro que queremos”, além de uma série de eventos paralelos. Entre eles, haverá a quarta reunião de representantes Interlegis nas Assembleias Legislativas, sob a coordenação de Ilana Trombka, diretora da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo.

Na reunião, o diretor-executivo Helder Rebouças vai falar sobre o “Novo ILB: Cenários e Perspectivas”. E o diretor da Subsecretaria de Ensino a Distância, Marcelo Larroyed, proferirá palestra sobre “Educação Corporativa no Legislativo e Educação a Distância”.

Já o diretor de Tecnologia da Informação do instituto, Ricardo Ramos, vai mostrar aos diretores-gerais das casas legislativas, que farão seu nono encontro nacional, o trabalho desenvolvido pelo Interlegis sobre banco de dados e registro de preços. Os diretores do ILB devem participar também de outros eventos, como a reunião da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).

 

Novos cursos

No dia 22, será lançado pelo ILB durante a Conferência o segundo pacote de cursos de EAD do ano, dessa vez com tutoria. Serão oferecidos os seguintes temas: Fundamentos de Ciência Econômica; Gestão do Conhecimento Legislativo; Orçamento Público; Organização de Gabinete Parlamentar; Redação e Técnica Legislativa; Gestão Administrativa no Setor Público.Todos eles obedecem ao mesmo formato: divididos em módulos e unidades, com um ou mais tutores.

 

Interlegis/ ILB marca presença na XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais em RECIFE

Durante a conferência da UNALE, estão sendo realizados 14 eventos simultâneos de entidades legislativas de todo o Brasil.
Interlegis/ ILB marca presença  na XVII  Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais em RECIFE

Rebouças fala durante Conferência da UNALE

O diretor-executivo do Instituto, Helder Rebouças e uma equipe de diretores e técnicos estão presentes para realizar palestras e apresentar o projeto do ILB/Interlegis 2013, além de encontro com os representantes Interlegis nas Assembleias.

Helder Rebouças falou para mais de 40 participantes no primeiro dia da Conferência, entre legisladores e representantes do Interlegis de casas legislativas de 14 municípios brasileiros. Foram representados os estados do Maranhão; Goiás; Mato Grosso; Amazonas, Pernambuco; Paraná; Roraima; Piauí; Rondônia; Ceará; Paraíba; Santa Catarina; Minas Gerais; Rio Grande do Sul  e Distrito Federal.

Helder Rebouças abriu o encontro para apresentar o processo de união entre ILB, Interlegis e Unilegis, destacando a importância da capacitação dentro do projeto e missão do novo ILB. De acordo com o diretor, tanto o processo legislativo como a gestão legislativa vão direcionar todo o processo de capacitação. “Temos que sensibilizar os parlamentares de que a capacitação é uma atividade estratégica no legislativo” enfatizou.

Helder aproveitou para apresentar a agenda de seminários e fóruns que serão promovidos pelo ILB/ Interlegis no período de junho a outubro deste ano, estendendo o convite aos representantes presentes.

O professor Marcelo Larroyed, diretor da Subsecretaria de Ensino a Distância do ILB, também falou aos representantes das casas legislativas presentes ao fórum e apresentou os cursos que estão sendo oferecidos em 2013. Dentre os cursos em EAD com tutoria e sem tutoria, Marcelo destacou o curso de Gestão do Conhecimento Legislativo que foi criado como proposta de solução para atender às demandas geradas pelas casas legislativas.

A Conferência realizada anualmente pela Unale  se constituiu em um grande fórum de discussões e troca de experiências das ações do poder  legislativo estadual e municipal. O evento oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a troca de experiências e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais  visando  qualificar as ações individuais dos parlamentares e proporcionar resultados cada vez mais efetivos nas políticas públicas.

Da tribuna, Flexa Ribeiro enaltece o trabalho do Interlegis/ILB pelo fortalecimento do Legislativo

Primeiro Secretário e diretor nacional do Programa, Flexa comenta as últimas ações do instituto

O senador Flexa Ribeiro, fez nesta quinta-feira, da tribuna do Senado, um balanço dos primeiros meses de atividade do Instituto Legislativo Brasileiro, que incorporou o Programa Interlegis, destacando “a missão importante na comunidade legislativa que ele desempenha, por meio das suas ações de capacitação, pesquisa e disseminação de conhecimentos”.

Flexa Ribeiro não apenas garantiu seu apoio às atividades do Instituto, como lembrou aos colegas a importância de que eles disseminem nos seus Estados, junto às Assembleias e Câmaras Municipais, os produtos e serviços que são oferecidos.

“Não tenho dúvidas de que, somente com o Legislativo moderno e forte, poderemos aproximar o trabalho parlamentar das reais necessidades da sociedade organizada.
Muitos dos desafios enfrentados pelo País na sua trajetória de crescimento econômico com justiça social, dependem da qualidade e eficácia da nossa legislação e das ações de acompanhamento de políticas públicas, a cargo do Poder Legislativo.
E, para que haja a contínua sintonia entre o fazer legislativo e as demandas dos cidadãos, a atividade parlamentar deve, cada vez mais, ser aperfeiçoada, de forma que possamos dar respostas rápidas a esses desafios que são trazidos ao Legislativo, diariamente”.

 

 

Veja aqui a versão reduzida – ou a íntegra - do pronunciamento do senador:

http://www.youtube.com/watch?v=CYVfTE5YK-U&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=SP2ZkobsFpo&feature=youtu.be

Câmara de Cascavel, no Ceará, quer ser polo do Projeto de Modernização Legislativa

Gerardo Pompeu Ribeiro Neto veio conhecer os produtos do Programa Interlegis

A Câmara Municipal de Cascavel – cidade da região metropolitana de Fortaleza, no Ceará – quer fazer parte do Projeto de Modernização do Legislativo e, mais que isso, ser um polo multiplicador do PML. Foi o que pediu Gerardo Pompeu Ribeiro Neto, presidente da Câmara, na manhã desta sexta-feira, 24. Ele foi recebido por Francisco Etelvino Biondo e Janary Nunes, do Programa Interlegis, que explicaram não apenas as providências que a Câmara deve adotar, como as mudanças que ocorreram a partir da incorporação do Interlegis pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Ribeiro Neto disse que a sua cidade tem 75 mil habitantes, 10 vereadores e pode liderar o processo de modernização entre outras situadas no entorno da capital cearense. Chefe do Serviço de Planejamento e Acompanhamento da Comunidade, Biondo explicou o formato que será adotado no segundo semestre para a implantação do PML nas Câmaras: durante duas semanas, equipes de técnicos do Interlegis irão a uma cidade polo, que se encarregará de mobilizar as vizinhas.

Na primeira semana, a ênfase será na infraestrutura técnica, com possibilidade de implantação do Portal Modelo para internet, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo e outros produtos que possibilitem às casas legislativas informatizarem seus processos internos e atenderem às exigências, inclusive, da Lei de Acesso à Informação e das leis de transparência. Já na segunda semana, o enfoque será dado à modernização dos marcos jurídicos das Câmaras, como Lei Orgânica e Regimento Interno.

O presidente da Câmara de Cascavel responsabilizou-se por enviar um ofício solicitando a instalação do processo e do PML e falando de sua intenção em estendê-lo às câmaras da redondeza.

BuscaLeg, as informações do Legislativo num só lugar

Nova ferramenta será lançada pelo Interlegis dia 28 de maio às 10 horas

O Buscador Legislativo – chamado BuscaLeg -  é um sistema de busca global nos portais legislativos. Uma maneira simples e prática de pesquisar informações apenas em portais selecionados. É uma espécie de “Google do Legislativo”, ou seja, uma poderosa ferramenta de busca direcionada ao Legislativo, desenvolvido no Interlegis, totalmente em software livre, voltado ao cidadão e, mais notadamente, à comunidade legislativa.

 

Com esta ferramenta, um “metabuscador”, fica mais rápido e prático procurar informações em sites e portais do Poder Legislativo, com os resultados reunidos em um só local. “Vimos que, quando íamos fazer uma pesquisa nos buscadores comuns, vinha muita coisa que não interessava, inclusive propaganda; então, desenvolvemos um que foca apenas os portais no ambiente legislativo”, explica o diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Interlegis/ILB, Ricardo Ramos, lembrando ainda que esta foi uma demanda das casas legislativas.

 

Informações técnicas e específicas do Metabuscador

 

 

O Buscador foi desenvolvido baseado em uma tecnologia já conhecida na internet, mas inédita no legislativo – a de um Metabuscador, criado pelo governo brasileiro. Por ser um software livre pode ser repassado a qualquer instituição governamental. Ele também é um tipo de produto que busca a informação em sites pré-selecionados, disparando os próprios buscadores destes sites, organizando as respostas e apresentando-as ao usuário final.

 

Essa tecnologia utiliza menos recursos de hardware (discos) que os buscadores padrões no mercado (Google, Yahoo, Ask etc), uma vez que ela não armazena índices dos conteúdos dos sites. Ainda podem ser acoplados novos sites no sistema, sob demanda.

 

O Produto pode ser utilizado por Assembleias e Câmaras e em outras áreas do Senado, como Biblioteca. Ao todo são 400 sites de Assembleias e Câmaras que já estão disponíveis no Metabuscador até o momento. A ferramenta pode ser acessada em busca.interlegis.leg.br.

Hospedagens dos Produtos Interlegis na semana de 20 a 24/5

Atualize-se sobre as adesões aos Produtos Interlegis feitas na semana de 20 a 24/5.

 

MA – Câmara Municipal de Estreito ( Portal Modelo / leg.br )

MG – Câmara Municipal de Carvalhópolis ( Portal Modelo )

MG – Câmara Municipal de Jacuí (  Portal Modelo )

MG – Câmara Municipal de Santa Rita de Jacutinga ( Portal Modelo )

MG – Câmara Municipal de Joaíma ( .leg.br )

PE – Câmara Municipal de Ferreiros ( Portal Modelo / SAPL / .leg.br )

SP – Câmara Municipal de Aguaí ( .leg.br )

SP – Câmara Municipal de Indaiatuba  ( .leg.br )

TO – Câmara Municipal de Arraias (.leg.br )

TO – Câmara Municipal de Juarina ( .leg.br )

TO – Câmara Municipal de Marianópolis (  leg.br )

Lançamento do BuscaLeg reúne 16 Assembleias em videoconferência

Com auditório lotado, Interlegis/ILB lança metabuscador

O primeiro serviço gratuito de busca global nos portais legislativos foi lançado oficialmente hoje (28/05): é o BuscaLeg, uma espécie de “Google do Legislativo”. O sistema foi integralmente desenvolvido pela equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Interlegis/ILB e será uma maneira simples e prática de pesquisar informações em cerca de 410 sites e portais de Assembleias, Câmaras de Vereadores, além da Câmara dos Deputados e Senado. Qualquer cidadão pode utilizá-la no endereço busca.interlegis.leg.br.

“Esta é uma ferramenta pioneira, que vai aproximar ainda mais o Legislativo da sociedade”, disse Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis). Ele lembrou ainda que o serviço foi totalmente desenvolvido pelo núcleo de tecnologia da instituição, dentro do espírito de redução de custo e de integração dos órgãos do Senado, conforme decisão da Mesa Diretora.

Na mesma direção, a diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto, afirmou que o lançamento deste novo produto dá sinais claros de que a fusão de órgãos dará bons resultados e pediu uma reflexão sobre a vantagem de agregar esforços. “É o que o Senado está fazendo e um bom exemplo é o metabuscador, que também é uma ferramenta de transparência”, disse ela.

Participaram do lançamento quinze Assembleias Legislativas, através do sistema de videoconferência. Em nome delas, o presidente da Assembleia do Mato Grosso do Sul, Rinaldo Modesto, elogiou o trabalho do Interlegis, “principalmente voltado para as câmaras municipais mais distantes”. Para ele, o Buscaleg vai permitir que a população conheça e acompanhe mais a ação do Parlamento.

“Antes, qualquer pesquisa realizada retornava recheada com muito ‘lixo eletrônico’; então, desenvolvemos, a partir da demanda das casas legislativas, um metabuscador que foca apenas os portais neste ambiente. Facilita o trabalho e ganha-se tempo”, explica o diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Ricardo Ramos.

O Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB) também esteve presente à solenidade realizado na manhã desta quarta-feira e que lotou as dependências do auditório Antonio Carlos Magalhães. Participaram, por meio de videoconferência, representantes das Assembleias de: AC,AL,AP,CE,ES,GO,MA,MS,PA,PE,PI,RN,RO, RR e SC.

 

Como funciona

Ricardo Ramos e o analista do Interlegis Jean Ferri, um dos coordenadores do projeto, deram explicações técnicas para perguntas formuladas pela plateia, por internautas e pelas Assembleias. Mostraram como o Buscaleg é fácil de usar, bastando colocar a palavra-chave que ele dispara as buscas. Disseram que ele pode ser utilizado e até modificado por outros órgãos do governo, instituições ou até mesmo a iniciativa privada e que tudo é sem custo.

Essa tecnologia utiliza menos recursos de hardware (discos) que os buscadores padrões no mercado (Google, Yahoo, Ask etc), uma vez que ela não armazena índices dos conteúdos dos sites. Ao todo são mais de 400 sites de já disponíveis no Metabuscador até o momento, começando pelas casas que utilizam o Portal Modelo, mas outras fontes serão incorporadas em breve.

Secretaria de Comunicação da Presidência da República conhece o BuscaLeg

Analista do Interlegis mostrou funcionamento da nova ferramenta
Secretaria de Comunicação da Presidência da República conhece o BuscaLeg

Jean Ferri fala sobre o BuscaLeg

Apenas um dia depois do lançamento do BuscaLeg, o Interlegis/ILB foi convidado pelo Coordenador Geral de Inovação Tecnológica do Ministério do Planejamento, Luís Felipe Costa, a visitar a Secretaria de Comunicação da Presidência da República para apresentar e discutir detalhes técnicos sobre a nova ferramenta.

Jean Ferri, analista do Interlegis responsável pelo BuscaLeg, prestou todos os esclarecimentos necessários. Segundo ele, a Presidência da República tem um grande projeto que, entre outros produtos, avalia usar a ferramenta do BuscaLeg.

"É o Interlegis/ILB e o Senado Federal contribuindo efetivamente para a disseminação da tecnologia desenvolvida e a redução de custos do Governo Federal, aproveitando  o trabalho e a competência de seus servidores e instituições", afirmou o diretor da Subscretaria de Tecnologia da Informação do Interlegis/ILB, Ricardo Ramos.

Ações do documento