ILB/Interlegis recebe agradecimento por participação em encontro da ABRASCAM

A Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais - ABRASCAM enviou oficio de agradecimento ao ILB/Interlegis pela participação no VIII Encontro Nordestino de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais. O evento, promovido pela Abrascam, foi realizado no período de 27 de fevereiro a 3 de março na cidade de João Pessoa e teve como objetivo principal o fortalecimento dos legislativos municipais por meio da capacitação dos servidores.

“As palestras proferidas pelos servidores do Interlegis foram fundamentais para difundir a informação e trazer ao debate importante discussão, agregando valores aos servidores e vereadores de toda a região Nordeste”, registraram o Presidente da Abrascam, Josinaldo Barbosa de Araújo e o coordenador do evento, Relindo Schlegel em ofício enviado ao diretor executivo do ILB/Interlegis, Helder Medeiros.

Participaram do evento Francisco Etelvino Biondo, então diretor da subsecretaria de Formação e Atendimento a Comunidade do Legislativo do Interlegis, que fez palestra  sobre o projeto de modernização do Legislativo e o assessor Janary Nunes, que falou sobre o Poder Legislativo Municipal. “Agradecemos a parceria e expressamos nossa intenção de continuar contando com o Interlegis em futuros eventos, uma vez que a receptividade do conteúdo e a forma de apresentação foram muito elogiados pelos participantes”, escreveu Josinaldo.

Palestras

Francisco Biondo ressaltou em sua palestra a importância da realização de eventos que visem o aprimoramento dos legislativos como os promovidos pela Abrascam. Segundo ele, um Legislativo forte precisa se modernizar e estar integrado com seus servidores e parlamentares. "Modernizar para garantir um bom relacionamento da câmara com a população. Isso só é possível se a sociedade ficar sabendo das ações desenvolvidas pelos legislativos", disse.

Biondo afirmou também que legislativo moderno garante a democracia. Salientou que muitas vezes os agentes internos (os servidores) buscam essa modernização que não é só tecnológica, mas de mudança de cultura. “Mas, é fundamental que os vereadores também queiram, pois, os servidores executam as funções determinadas por cada Casa Legislativa. Este querer depende, antes de tudo, da vontade política do presidente da instituição”, ressaltou.

Na visão de Biondo, o presidente que quer modernizar a sua câmara é alguém que se preocupa com o legado que vai deixar para a sociedade. Dentro deste cenário, segundo o especialista, são quatro os vetores que devem ser trabalhados: Capacitação, Tecnologia, Comunicação e Informação. Ele também lembrou que o Programa Interlegis disponibiliza ferramentas de modernização para os legislativos em todas as esferas de governo. Com diversos cursos presenciais e a distância e comunidades virtuais de cooperação. Isso sem falar no domínio ".leg.br" que diferencia as casas legislativas do executivo que usam o domínio ".gov.br".