Janeiro

por Letícia Almeida Borges publicado 04/11/2015 11h17, última modificação 04/11/2015 11h20
01

Vereador de Caxias (MA) visita o Interlegis para estreitar parceria

por Letícia Almeida Borges publicado 17/01/2013 15h25, última modificação 17/01/2013 15h28
Vereador de Caxias (MA) visita o Interlegis para estreitar parceria

Vereador de Caxias visita o Interlegis

Mesmo durante o recesso parlamentar, o vereador Jeronimo Ferreira Cavalcante Filho esteve nesta quinta-feira, 17, na sede do Interlegis, em busca de suporte para dar mais qualidade aos trabalhos da Câmara Municipal de Caxias, no Maranhão. Ele foi eleito 3º secretário da Mesa Diretora e, como disse ter encontrado muita desorganização - os documentos não estão digitalizados, por exemplo - saiu em busca de parcerias. Ele foi recebido por Francisco Etelvino Biondo, diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, que colocou o Interlegis à disposição da Câmara.

Biondo informou-lhe que a Câmara de Caxias já é conveniada ao Interlegis desde 2011, com direito a receber uma série de produtos e serviços, como oficinas, consultorias, cursos a distância e presenciais. O vereador Cavalcante Filho disse que a nova mesa vai analisar, à luz destas informações, quais os passos a dar agora e as prioridades do legislativo municipal. Consultores do Interlegis já fizeram uma revisão crítica da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara, um trabalho que será enviado à nova mesa depois do recesso. A partir disso, se houve necessidade, será realizada uma oficina, inclusive com a presença de câmaras vizinhas.

Senador Romero Jucá elogia trabalho do Interlegis durante encontro em Roraima

por Letícia Almeida Borges publicado 23/01/2013 16h50, última modificação 25/01/2013 07h57
Em pleno recesso, Encontro Estadual de Legisladores Municipais de Roraima reúne 370 participantes. Veja na matéria da Secretaria de Comunicação da ALERR.
Senador Romero Jucá elogia trabalho do Interlegis durante encontro em Roraima

Encontro de legisladores em Roraima

ALE-RR recebe Encontro Estadual de Legisladores Municipais de Roraima

 

Durante toda esta quarta-feira (23), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) será sede do Encontro Estadual de Legisladores Municipais de Roraima. De acordo com o presidente da Casa, deputado Chico Guerra (PSDB), é uma honra ao longo de mais de 20 anos como parlamentar, ter contribuído para o crescimento do estado de Roraima e ter o parlamento aberto para toda a sociedade.

Segundo Guerra, 80% das prefeituras em todo o estado tem sérios problemas, principalmente por falta de um conhecimento mais especifico daqueles que dirigem as prefeituras, e é com base nessa preocupação que a Interlegis começa hoje este trabalho de integração entre a Assembleia, as câmaras e as prefeituras em Roraima. “Não conheço estado forte se os municípios não forem fortes”, destacou.

O senador Romero Jucá destacou o importante e competente trabalho realizado pela equipe da Interlegis em todo país. “Sou defensor da Interlegis pois a integração do país se faz de diversas formas, e na política, com o intercâmbio deste poder político municipal. A juventude está mais ligada as redes sociais dentro dos meios de comunicação e a Interlegis está se adequando a isso, por exemplo”, ressaltou.

Presidente da Escola do Legislativo (Escolegis) em Roraima, a deputada Ângela Águida Portella (PSC) destacou o trabalho realizado pelo presidente da Casa em aproximar esta Casa legislativa a toda comunidade roraimense. A parlamentar destacou ainda o trabalho realizado pelo deputado Mecias de Jesus que levou a Escolegis aos municípios do interior do estado. “O objetivo deste encontro é buscar o melhor caminho, oferecer um serviço público de qualidade e a integração entre prefeituras e câmaras”, finalizou.

Por Jéssica Costa

Secom/ALE-RR

Em 23.01.2013

Vice-Presidente da Câmara de Afonso Cunha (MA) visita o Interlegis

por Letícia Almeida Borges publicado 30/01/2013 11h19, última modificação 30/01/2013 11h19
Ele quer a realização de oficinas para a melhoria dos trabalhos da Câmara, entre elas, a revisão da Lei Orgânica
Vice-Presidente da Câmara de Afonso Cunha (MA) visita o Interlegis

Vereador de Afonso Cunha visita o Interlegis


Na tarde desta segunda-feira, 28, o diretor da Secretaria Especial do
interlegis (Sinter), Haroldo Tajra, recebeu em Brasília o vice-presidente
da Câmara Municipal de Afonso Cunha-MA, Marcos Crispim. Ele estava acompanhado do secretário
adjunto, Antônio Filho, e do Secretário de Agricultura, José Batalha
Neto.
A visita ocorreu para o estreitamento de laços de cooperação e
parceria entre o Interlegis e a comunidade legislativa da cidade.
Segundo Tajra, o encontro teve o foco principal na revisão da lei
orgânica e implantaçãoo do Portal Modelo para o site da Câmara.

Interlegis recebe visita do Vereador da Câmara de Morro Agudo

por Debora Silva Barroso Pais publicado 30/01/2013 11h40, última modificação 30/01/2013 11h54
Interlegis de portas abertas para o legislativo municipal
Interlegis recebe visita do Vereador da Câmara de Morro Agudo

Diretor Franscisco Biondo e o vereador Vinícius Cruz

O diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, recebeu nesta quarta-feira (30) a visita do vereador de Morro Agudo - SP, Vinícius Cruz de Castro.

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo, Vinícius Cruz se especializou em medicina de família e comunidade, o que o motivou a ingressar na carreira política. Eleito com o maior número de votos da história da cidade, o vereador pretende ajudar a população local na melhoria da qualidade de vida ao contribuir para o respeito e o cumprimento dos direitos constitucionais básicos.

Há sete anos na cidade, Vinícius ainda espera se envolver em projetos maiores que visem o desenvolvimento econômico e sustentável. “Acredito no papel transformador da política, vou buscar atender aos pedidos da população até onde estiver ao meu alcance. Quando não estiver, vou interceder para que seja feito o melhor para os moradores de Morro Agudo”.

Vinícius Cruz veio à Brasília para participar do Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, intitulado "Municípios Fortes, Brasil Sustentável". O objetivo do evento é apoiar os governantes com informações sobre os programas e ações federais que poderão auxiliar o início ou a continuidade de seus mandatos.

Vereadores de Planaltina de Goiás são recebidos no Interlegis

por Debora Silva Barroso Pais publicado 30/01/2013 15h15, última modificação 30/01/2013 15h19
Vereadores de Planaltina de Goiás são recebidos no Interlegis

Vereadores de Planaltina de Goiás se reunem na sede do Interlegis

Agenda cheia no Interlegis nesta quarta-feira, dia 30. Oito vereadores da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, além do seu presidente, Alessandro
Alves Leite, estiveram na Secretaria para conhecer pessoalmente mais a respeito do programa. A visita permitiu ao diretor Francisco Biondo apresentar os produtos e serviços que o programa desenvolve e discutir a adesão da casa legislativa em 2013. 
Com o lema “O legislativo moderno e integrado”, o Interlegis contribui para a
modernização e a integração das Câmaras e das Assembleias Legislativas. Os vereadores de Planaltina estiveram aqui para buscar orientações a fim de realizar um levantamento histórico sobre a cidade.  Com isso,
o programa segue estreitando seu relacionamento entre as esferas do legislativo de todo o
Brasil.

Diretor do Interlegis recebe presidente da Câmara de Porangatu e vereadores

por Debora Silva Barroso Pais publicado 30/01/2013 15h55, última modificação 01/02/2013 15h35
Diretor do Interlegis recebe presidente da Câmara de Porangatu e vereadores

Vereadores de Porangatu na companhia dos diretores Haroldo Tajra e Francisco Biondo

Vereadores de Porangatu-GO, também vieram ao Interlegis nesta quarta-feira, para conhecer de perto a Secretaria e saber mais sobre o Serviço de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL. No grupo estavam o presidente da Câmara, Pedro de Almeida Rodrigues e os vereadores Edmilson Domingos de Andrade e Divino Rodrigues de Oliveira, e, em sua conversa com o diretor Haroldo Tajra, solicitaram a realização de uma oficina para a revisão do regimento interno e da lei orgânica do município. A partir da solicitação, o evento irá constar da agenda de compromissos do Interlegis para 2013. Dois servidores da Câmara acompanharam os vereadores.

Ações do documento