UNALE - Interlegis reúne secretários de Mesa de Assembleias e Câmaras de capitais em Natal

UNALE - Interlegis reúne secretários de Mesa de Assembleias e Câmaras de capitais em Natal

Cláudia Lyra, do Senado, na reunião de Secretários de Mesa, na UNALE - Natal, 01/06/2012

Dentro da programação do Congresso Nacional da UNALE, em 1º de junho, o Interlegis promove, pela primeira vez, um encontro dos profissionais responsáveis pelo processo legislativo em Assembleias e Câmaras de Capitais. O objetivo da reunião em Natal é dar o passo inicial para a criação de um fórum permanente para troca de experiências e disseminação de conhecimentos.

A secretária-geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, apresentou uma palestra sobre o novo portal e-Cidadania, que, além de aumentar a transparência em relação processo legislativa, legislação e orçamentos, facilita a participação do cidadão na sugestão de criação de leis.

Os 25 participantes discutiram a oportunidade de se criar ou não uma entidade formal, com todas as formalidades de uma associação. O presidente do Fórum dos Diretores-Gerais (FORDG), Heraldo Marinelli, relatou a experiência do grupo, desde a sua criação e que a formalização ocorreu de forma natural, decorrente da mobilização dos colegas.

Alexandre Fonseca, da Câmara de São Paulo, ressaltou que a ideia do Fórum é uma grande troca de experiências. 

Sérgio Sampaio, Secretário da Mesa da Câmara dos Deputados, sugeriu ao Interlegis fazer uma consulta permanente a todos os participantes (grupo virtual de discussões), para que todos pudessem contribuir para a elaboração do estatuto para a futura entidade.

Ficou acertado que o grupo se reunirá novamente nos dias 9 e 10 de agosto, em Brasília, concomitantemente ao sétimo Encontro dos Diretores-Gerais. O Interlegis se incumbiu de criar um canal de comunicação comum, para as futuras tratativas.

Todas as definições do encontro ficaram registradas na Carta de Natal, com destaque para os objetivos e estratégias para garantir o fortalecimento da categoria, dentro da realidade das Casas, visando ao aprimoramento do processo legislativo, respeitando as especificidades de cada uma.