Abril

WORLD PLONE DAY (Dia Mundial do Plone) é hoje, na sede do Interlegis

O evento reúne, hoje, 25 de abril, membros da Plone Foundation, de diversos órgãos do governo e de empresas da iniciativa privada. Em quatro edições anteriores do WPD mais de 170 eventos foram realizados em 36 países ao redor do mundo. ACOMPANHE AO VIVO.
WORLD PLONE DAY (Dia Mundial do Plone) é hoje, na sede do Interlegis

André Nogueira, da Plone Foundation, no auditório do Interlegis - 25/04/2012

Acompanhe AO VIVO.

Durante a abertura do encontro, o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, ressaltou a importância da mobilzação de profissionais de todo o mundo para desenvolver os sistemas baseados na tecnologia Plone.

André Nogueira, um dos representantes brasileiros da Plone Foundation, abriu a série de palestras.

World Plone Day (WPD) 2012, é um evento realizado pela comunidade Plone no mundo todo para promover o CMS de código aberto e seus benefícios. O WPD é mais que um só evento, é uma série de eventos realizados por empresas, organizações, grupos de usuários e indivíduos. Em quatro edições anteriores do WPD mais de 170 eventos foram realizados em 36 países ao redor do mundo.

Em Brasília, o WPD vai acontecer nas instalações do Interlegis. O evento reunirá membros da Plone Foundation, de diversos órgãos do governo e de empresas da iniciativa privada. Além de palestras e apresentações de casos de sucesso, a programação também inclui uma mesa redonda sobre compartilhamento de códigos no governo e dois treinamentos técnicos em sala de aula.

Esse ano estão previstos eventos para as cidades de Aracaju (SE), Brasília (DF), Caratinga (MG), João Pessoa (PB), Maceió (AL), São Bernardo (SP) e São Paulo (SP). Além disso, Rosário (Argentina), Townsville (Austrália), Namur (Bélgica), Barcelona (Espanha), Berlin, Bonn e Munich (Alemanha), Bologna, Milan, Naples, Roma e Turin (Itália) Mexico City (México), Warsaw (Polônia), Taipei (Taiwan), Davis, Fort Colins (EUA), Caracas (Venezuela), Zürich (Suíça) também estão organizando eventos para esse dia.

Sobre o PloneGov-BR

O PloneGov-BR é uma comunidade Plone que trata especificamente do uso do Plone no governo. Várias empresas públicas e órgãos do governo perceberam que usavam Plone, cada uma por seus próprios motivos e, via de regra, tinham os mesmos desafios de escolha de produtos ou configurações de ambiente, bem como desenvolvimento e customização do software. A criação foi inspirada pela necessidade de troca de informações e experiências entre os membros e instituições.

Esse ano a comunidade PloneGov-BR está à frente da organização do WPD em Brasília.

Grade de palestras

Acesse a programação do evento no endereço http://colab.interlegis.leg.br/wiki/WorldPloneDay

Inscrições

As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do portal do Interlegis.

Mais informações

SENADO - Lançado portal do projeto Jovem Senador

Veja mais informações na matéria da Agência Senado:


Soraya Mendanha (Agência Senado)

A partir desta segunda-feira (9), o site do projeto “Jovem Senador” estará disponível no endereço www.senado.gov.br/jovemsenador. O site trará as informações sobre o 5º Concurso de Redação do Senado Federal, que é a porta de entrada para que os estudantes participem do projeto.

Além das notícias sobre todas as etapas do concurso, o internauta poderá acompanhar os preparativos e os bastidores do projeto, a divulgação dos finalistas, a chegada deles à Capital Federal para representar seus estados, e ainda poderá assistir os depoimentos dos participantes das edições anteriores.

Este ano o tema da redação é “Meu município, meu Brasil”. Os estudantes classificados em primeiro lugar nos 26 estados e no Distrito Federal conquistam o direito de atuar como ‘senadores’, elaborando proposições, em um ‘mandato’ de três dias.

Os trabalhos dos estudantes, em 2012, serão acompanhados por uma comissão composta por oito senadores: Cyro Miranda (PSDB-GO), João Vicente Claudino (PTB-PI), Vicentinho Alves (PR-TO), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Kátia Abreu (PSD-TO) e Paulo Davim (PV-RN). Os parlamentares mostrarão como funcionam os trabalhos no Senado.

Os finalistas serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.

O concurso é voltado para alunos regularmente matriculados no ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, basta que a instituição de ensino envie a redação escolhida à Secretaria de Educação do Estado até o próximo dia 31 de agosto. A Secretaria avaliará as dissertações e elegerá, até o dia 28 de setembro, o melhor texto para representar o estado na etapa nacional.

O concurso de redação e o projeto Jovem Senador fazem parte do programa “Senado Jovem Brasileiro”, criado pela Resolução 42/2010, com o objetivo de permitir que estudantes brasileiros conheçam o funcionamento do processo legislativo e estimular um relacionamento permanente dos jovens com o Senado Federal.

O programa é realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do programa. A Consultoria Legislativa do Senado também é parceira do projeto.

Agência Senado

SENADO - Comissões realizam 78 reuniões e apreciam 216 matérias em março

Confira o balanço feito pela Secretaria Geral da Mesa, segundo matéria da Agência Senado:


As comissões permanentes e subcomissões do Senado realizaram 78 reuniões no mês de março, entre elas 46 audiências públicas para discussão de temas diversos. Em relação a fevereiro, o número praticamente dobrou: no primeiro mês de atividades legislativas do ano houve 41 reuniões de comissões, das quais 15 foram audiências.

O balanço, disponível na Resenha Mensal elaborada pela Secretaria Geral da Mesa, por meio da Secretaria de Comissões, registra ainda que nas 32 reuniões deliberativas realizadas em março pelas comissões permanentes do Senado, foram apreciadas 216 matérias diversas, 150 delas, terminativamente. Além disso, outros 108 requerimentos foram votados pelas comissões e subcomissões. Em fevereiro, foram votadas 75 matérias (45 delas terminativamente) e 77 requerimentos.

Somando-se os resultados obtidos nesses dois primeiros meses de atividade legislativa, foram realizadas 119 reuniões de comissões permanentes, incluindo 61 audiências públicas, com a votação de 291 matérias e 185 requerimentos.

Audiências

Várias audiências importantes foram realizadas em março, sobre assuntos bastante diversificados, como a previdência complementar dos servidores, o Plano Nacional de Banda Larga e o sistema educacional da Finlândia. Também merece destaque a vinda do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a conjuntura econômica brasileira; e um debate sobre os danos ambientais causados pelo recente vazamento de óleo no campo de Frade, operado pela empresa Chevron na Bacia de Campos (RJ).

As providências do Governo Brasileiro para a reconstrução da Estação Comandante Ferraz, na Antártica, também foram discutidos em audiência pública. Ainda em tramitação nas comissões da Casa, o Projeto de Resolução do Senado (PRS 72/10) que estabelece alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior foi outro assunto debatido com autoridades e especialistas, para instruir os senadores com relação à votação da matéria.

A Comissão de Relações Exteriores realizou quatro audiências públicas para discutir os rumos da Política Externa Brasileira, num ciclo de debates que se prolongará pelos próximos meses.

Matérias

Entre as 216 matérias apreciadas em março, uma das mais importantes foi a criação da previdência complementar dos servidores públicos federais, que tramitou como PLC 2/2012. O projeto foi aprovado em três comissões e pelo Plenário, num único dia (28 de março). Também merece destaque a aprovação de proposta (PLC 40/10 Complementar) de concessão de aposentadoria especial às pessoas com deficiência, bem como a regulamentação do direito de resposta ou retificação do ofendido por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social (PLS 141/11).

Podem ser destacados ainda, entre outros, a aprovação da dedução, no Imposto de Renda, das despesas com medicamentos (PLS 147/11) e das despesas com pagamentos efetuados a profissionais e estabelecimentos de atividade física, desde que por recomendação médica (PLS 340/07), além da criação do Fundo Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência (PLS 587/11).

Autoridades

Em março, as comissões sabatinaram sete diplomatas, indicados para  assumirem cargos de embaixadores nos seguintes países: Jordânia, São Vicente, Granadinas, República Dominicana, Polônia, Sri Lanka, Maldivas,  Palau, Ilhas Marshall e Micronésia.

Novas subcomissões

Em março, duas novas subcomissões foram instaladas: a Subcomissão Temporária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços, no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS); e a Subcomissão Permanente da Água, subordinada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Agência Senado

INSTITUCIONAL - Parlamentares do Egito conhecem o Interlegis e trocam experiências

Delegação veio conhecer o funcionamento e a estrutura do programa de modernização das casas legislativas e o processo de transição democrática no Brasil. Eles relataram as dificuldades para a implantação do sistema democrático no seu país.


Uma comitiva de parlamentares egípcios recém-eleitos visitou nesta segunda-feira, 16, o Senado e a Câmara dos Deputados para conhecer o funcionamento do Parlamento brasileiro. Com funcionários do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e empresários do seu país, os deputados também estiveram na sede do Interlegis para saberem sobre o funcionamento do Programa no Brasil.

Os deputados queriam saber desde a estrutura do Congresso até detalhes da organização dos gabinetes, passando sobre os produtos e serviços que o Interlegis poderia lhes oferecer. O diretor-executivo do Programa, Haroldo Tajra, fez um breve relato da redemocratização do Brasil e da organização do Legislativo brasileiro, antes de falar do trabalho do Interlegis para a modernização e organização das Casas Legislativas.

Ele destacou os pilares que regem o programa, entre os quais o fornecimento do apoio tecnológico às Câmaras; a capacitação de servidores e parlamentares; a comunicação; o ordenamento dos marcos jurídicos, como leis orgânicas e regimentos internos. Tajra colocou à disposição dos parlamentares egípcios a experiência do Interlegis, lembrando parcerias internacionais que o Programa já mantém com outros países, como Guiné Bissau, Haiti e Timor Leste.

Recém-saído de uma longa ditadura, o Egito, como os próprios deputados deixaram claro, ainda tem um longo caminho pela frente para institucionalizar a democracia. Um deles, Tarek Hassan Mossad El Dessouky, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, disse que a transição para a democracia no Egito é muito diferente do processo brasileiro. Segundo ele, muitas vezes eles têm dificuldade até para entrar no prédio do Parlamento.

Outro membro da delegação, do Ministério das Relações Exteriores do Egito, quis até saber se o governo poderia fechar o Congresso brasileiro. Mas também abordaram questões mais concretas, como no caso do deputado Elsaid Abdelaziz Iamaeil Ngida, que perguntou sobre os produtos e serviços que o Interlegis oferece.

Além do Brasil, a delegação também visitará o Chile.

CAPACITAÇÃO - Vereadores e servidores da Câmara de Maracanaú elogiam oficina do Interlegis no Ceará

Informações publicadas no portal da Câmara:


Funcionários da Câmara Municipal de Maracanaú participaram do Curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo, promovido pela AL-Ce, em parceria com o Interlegis.

Realizado nos dias 11, 12 e 13/04, o curso aconteceu na Universidade de Ensino Á Distância – Unipace, da Assembléia Legislativa do Ceará, em parceria com o Interlegis do Senado Federal, o curso apresenta os conceitos de cerimonial e protocolo, os fundamentos de etiqueta e os critérios de precedência, empregos de símbolos nacionais, além de procedimentos e técnicas necessárias para o planejamento e realização de eventos no poder legislativo.

Ministrado pelo diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento da Comunidade do Senado Federal, Francisco Etelvino Biondo, o curso foi uma parceria entre o Interlegis e a Universidade do Parlamento da Assembléia Legislativa do Ceará.

 Com o objetivo de proporcionar o acesso à educação e qualificação profissional do cidadão, a Unipace tem beneficiado estudantes, profissionais e funcionários das Câmaras Legislativas e de outros poderes do Ceará, através de cursos em diversas áreas, com foco na capacitação de assessores, parlamentares e servidores públicos. Somente em 2011 foram quase 2 mil beneficiados.

O presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Chico Barbeiro (PCdoB), parabenizou a iniciativa da Assembléia Legislativa do Ceará em investir na qualificação profissional e educacional e proporcionar conhecimento aos cidadãos, estendendo atenção especial aos profissionais das casas legislativas do Estado do Ceará, que agora podem contar com uma ampla infraestrutura moderna, informatizada e climatizada, gerenciada por um quadro de profissionais competentes daquela Casa Legislativa.

Chico também ressaltou a parceria com o Interlegis do Senado Federal, firmada no ano de 2010. O presidente afirmou ser imprescindível a parceria com um órgão tão importante para o aprendizado e qualificação profissional nas câmaras legislativas de todo o Brasil.

Prof Ted, Teresa Borges (Chefe Cerimonial ALCe), Érika Alessandra e Vônica
Participaram do curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo o chefe de gabinete da Presidência, professor Mário Sergio Bernardo (Ted), a chefe de gabinete Vônica Alves, o assistente administrativo Sidnei e a jornalista Érika Alessandra, além da responsável pelo cerimonial da prefeitura de Maracanaú Carla Ribeiro e sua assistente Socorro Rodrigues.

Ministrante do curso de cerimonial, o diretor do Interlegis Francisco Etelvino Biondo também foi responsável pela posse do primeiro mandato do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, recebendo o prêmio de Case do Ano por Gestão de Crises, em 2003.

 

 

 


MODERNIZAÇÃO - Câmara de Fortaleza assina convênio com o Interlegis

Segundo matéria publicada pelo portal da Câmara, assinada por Fernanda Barocas, convênio vai proporcionar modernização do processo legislativo da CMFor. Veja mais:


A Câmara Municipal de Fortaleza firmou, na manhã de quinta-feira, 19, um convênio com o programa Interlegis, do Senado Federal. Assinado pelo presidente da Casa, vereador Acrísio Sena (PT), e pelo o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra, o convênio visa a promover cooperação, consultoria e oficinas com vistas ao aprimoramento dos processos legislativos, por meio de quatro áreas de atuação: tecnologia, informação, comunicação e capacitação.

Para Acrísio, com o convênio, a Câmara dá um passo importante para duas questões fundamentais, a modernização com o acompanhamento dos processos e a transparência junto à sociedade. Já Haroldo Tajra afirmou que “o programa será sempre um parceiro em primeira hora, bem como a Câmara será de importância estratégica para modernizar as demais Câmaras no Ceará”. Além disso, o diretor executivo informou que, ao longo do convênio, diversas atividades serão ofertadas.

Durante a assinatura, Acrísio anunciou a primeira atividade, uma oficina sobre regimento interno e Lei Orgânica, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho, no auditório da CMFor. Na ocasião, o convênio também foi firmado com a Câmara Municipal de Redenção, contando com a presença de seu presidente, vereador Aécio Bezerra.

O Programa Interlegis é considerado o maior programa de modernização e integração do Legislativo brasileiro. Suas ações são dirigidas às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, para a organização dos seus processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de tecnologia. Assim, promove maior transparência e interação do Poder Legislativo, nos níveis federal, estadual e municipal, com a sociedade.

Utilizando de meios como internet e videoconferência que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e o público, o Interlegis visa aumentar a participação da população. Além de produtos e serviços como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), o programa também oferece cursos de capacitação presenciais e à distância.

INSTITUCIONAL - Etiópia quer cooperação com o Interlegis

Parlamentares etíopes vieram conhecer o funcionamento do Senado. Com o senador Cícero Lucena, diretor nacional do Programa Interlegis, buscaram cooperação para organizar seu parlamento. O ponto de partida para a parceria internacional pode ser a implantação do Portal Modelo no parlamento do país africano.

O presidente do Parlamento da Etiópia, Abadula Gemeda, chefiando uma delegação de parlamentares etíopes, encerrou nesta quarta-feira, dia 25, uma visita de dois dias ao Senado com a promessa de que receberá apoio do Programa Interlegis para a organização do Legislativo do seu país. No fim do dia, depois de reuniões com áreas técnicas do Senado, eles estiveram com o senador Cícero Lucena  e com  Haroldo Tajra, respectivamente diretor nacional e diretor executivo do Interlegis.

Gemeda disse que, apesar das muitas diferenças e da grande distância, é forte o interesse do seu país em aprender com a experiência brasileira, além de estreitar também o relacionamento econômico. "Estamos longe, mas a tecnologia nos aproxima; queremos trabalhar com o Brasil e queremos os Parlamentos como ponte", afirmou.

O senador Cícero Lucena ressaltou a importância da troca de informações e experiências entre os países e colocou o Interlegis à disposição para colaborar com a estruturação do Parlamento etíope.

Haroldo Tajra deu uma explicação sobre o funcionamento e a experiência do Interlegis, não só no Brasil, como internacionalmente, citando o exemplo de Guiné Bissau, que utiliza o Portal Modelo de internet, hospedado aqui. Os parlamentares etíopes consideraram que este pode ser um ponto de partida na parceria entre os dois países. Gemeda pediu, inclusive, ao embaixador do seu país no Brasil que dê prosseguimento às negociações de um possível convênio. Tajra disse que "será uma honra poder colaborar com o Parlamento da Etiópia".

O senador Cícero Lucena aproveitou para convidá-los a participarem da Primeira Conferência de Parlamentos sobre Mudanças Climáticas, que vai acontecer uma semana antes da Conferência Rio + 20 e que já tem confirmadas as presenças de mais de 300 parlamentares de 100 países. Gemeda aceitou o convite e disse que seu país tem liderado as discussões na África sobre mudanças climáticas.

A delegação esteve também com a Secretária Geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, a quem indagaram sobre o funcionamento do plenário e dos gabinetes, entre outros temas. Também se impressionaram com as informações do diretor da Consultoria de Orçamento, Orlando de Sá, sobre as cifras do orçamento brasileiro e a participação dos parlamentares na sua elaboração e, sobretudo, no que lhes cabe de emendas, já que, na Etiópia, eles tem direito a apenas uma.

Segundo Abadula Gemeda, que também falou da precária organização do Legislativo no seu país, foram todas informações muito úteis e importantes. "O Brasil é um dos países mais fortes do mundo em desenvolvimento e tem uma rica experiência em democracia parlamentar; e esta colaboração que estamos buscando"

INTEGRAÇÃO - Interlegis é destaque no VIII Seminário de Câmaras e Vereadores do Mato Grosso do Sul

O encontro recebeu 696 inscrições foi aberto pelo governador do Mato Grosso do Sul, André Puccineli. O deputado Paulo Corrêa, Primeiro Secretário da ALMS, informou que a Casa vai passar a usar o domínio .leg.br, em breve.

O diretor de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, Francisco Etelvino Biondo, representou o Interlegis no encontro, que recebeu 696 inscrições e foi aberto pelo governador do Mato Grosso do Sul, André Puccineli.

Saiba mais na matéria publicada no site da ALMS.

INTEGRAÇÃO - Interlegis é destaque no fórum que reuniu vereadores rondonienses em Cacoal

A segunda edição do Fórum de Debates pelo Fortalecimento das Câmaras municipais de ROndônia aconteceu em 29 de março, na Câmara de Cacoal. o Evento teve apoio da União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver), da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam) e do Tribunal de Contas do Estado.

Em meio às várias palestras, o representante do Interlegis, Janary Nunes Carvão, ouvidor do órgão, fez a apresentação do Programa, ressaltando o Projeto de Modernização Legislativa, que leva às casas legislativas de todo o País ações fundadas em capacitação, tecnologia, comunicação e informação.

CAPACITAÇÃO - Câmara de Guajará-Mirim pede cursos para otimizar o uso de produtos Interlegis

CAPACITAÇÃO - Câmara de Guajará-Mirim pede cursos para otimizar o uso de produtos Interlegis

Comitiva de Guajará-Mirim, Rondônia, em reunião na sede do Interlegis - 10/04/2012

O presidente da Câmara de Guajará-Mirim, em Rondônia, Célio Targino de Melo, foi recebido na manhã do dia 10 de abril pelo diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra e o especialista Fernando Lucas, na sede do Programa, em Brasília. “Nosso objetivo é estreitar laços e capacitar os funcionários da Casa, em busca de melhorias para o município”, explicou.

O Vereador Sérgio Zovez, o diretor-geral Douglas Dagoberto Paula e o técnico de informática Lindiberto dos Santos também estavam presentes e falaram do interesse em treinamentos que aperfeiçoem os serviços no portal da Câmara e atender a outras necessidades da cidade.

A Câmara de Guajará-Mirim já usa o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e a domínio .leg.br. O presidente Célio Targino Melo pediu a aplicação de cursos de capacitação para otimizar o uso dessas ferramentas tecnológicas. As datas ainda serão definidas em conjunto.

TECNOLOGIA - Câmara de Pindamonhangaba já utiliza Portal Modelo e SAPL

TECNOLOGIA - Câmara de Pindamonhangaba já utiliza Portal Modelo e SAPL

Câmara de Pindamonhangaba já usa o Portal Modelo e o SAPL - 11/04/2012

Marcelo Heleodoro, chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, São Paulo, finalizou a implementação do PORTAL daquela casa, com o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) integrado.

O portal pode ser acessado pelo seguinte endereço: http://www.camarapinda.sp.gov.br


INSTITUCIONAL - Câmara de Votuporanga vai usar o domínio .leg.br

INSTITUCIONAL - Câmara de Votuporanga vai usar o domínio .leg.br

Comitiva de Votuporanga discute ações com Interlegis - 11/04/2012

O presidente da Câmara de Votuporanga, São Paulo, Mehde Meidão, esteve na sede do Interlegis na manhã de 11 de abril, acompanhado pelo assessor Gerônimo Figueira. Ele discutiu com o diretor do Programa, Haroldo Tajra, e a coordenadora de eventos, Dalva Dutra, sobre a realização de um Encontro Regional, previsto para o mês de agosto.

Entre os assuntos abordados, destaques para a criação de uma Escola do Legislativo e a adesão da Casa ao domínio .leg.br.

CAPACITAÇÃO - Curso de Redação Oficial mobiliza câmaras maranhenses

CAPACITAÇÃO - Curso de Redação Oficial mobiliza câmaras maranhenses

Turma do Curso Interlegis de Redação Oficial, em São Luís - 11/04/2012

Servidores das Câmaras de Pinheiro, Barra do Corda, Santa Inês, Bacabal, Barreirinhas, São José de Ribamar, Itapecuru-Mirim, Balsas e da Assembleia do Maranhão, num total de 13 pessoas, participam do Curso Interlegis de Redação Oficial. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril, com a instrutora Maria Inês, da própria ALEMA, sob supervisão da especialista do Interlegis, Luciana Villela.

TECNOLOGIA - Portal do Software Público completa cinco anos em franca evolução

Os cinco anos de implantação do Portal do Software Público foram comemorados na quinta-feira, 12 de abril. Na página, o cidadão pode baixar, gratuitamente, aplicativos em plataforma aberta, principalmente relacionados à e-gov, incluindo o Ginga, único sistema operacional compatível com todos os padrões de TV Digital.

ESPECIAL - TSE marca para maio a audiência pública sobre redistribuição do número de deputados

A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convocou, na terça-feira, 10 de abril, audiência pública para ouvir pessoas e entidades sobre eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais do país. A audiência está marcada para os dias 28 e 29 de maio de 2012, das 14h às 18h, no Auditório I do TSE, em Brasília-DF.

Veja mais na matéria da Assessoria de Comunicação do TSE.

ESPECIAL - Senado distribui quase 19 mil kits do Jovem Senador e abre inscrições para 5º Concurso de Redação

As escolas de ensino médio da Rede Estadual e Distrital de Ensino começaram a receber, a partir de 2 de abril, o material de divulgação e participação do programa “Jovem Senador: 5º Concurso de Redação"

Do Oiapoque ao Chuí, das capitais as comunidades ribeirinhas, a Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal (SRPSF) expediu 18.656 correspondências.

A inscrição dos alunos é feita, automaticamente, quando a escola envia a redação e a ficha de inscrição à Secretaria de Educação do seu Estado ou do Distrito Federal. Esse envio deve ser feito, rigorosamente, até o dia 31 de agosto de 2012.

Regulamento, ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação, cartaz, compilação das redações finalistas de 2011 e carta do presidente do Senado. Os kits foram montados de 28 a 30 de março. As escolas que, por ventura, não receberem o material, poderão baixá-los na página do certame, localizada no endereço www.senado.gov.br/jovemsenador.

Em tempo

Os estudantes do ensino médio já podem escrever seu texto. A iniciativa é voltada aos alunos regularmente matriculados no ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, é preciso ter no máximo 19 anos e escrever uma redação com o tema “Meu município, meu Brasil”. Os 27 finalistas de cada estado e do Distrito Federal irão representar a sua unidade da Federação em Brasília no Projeto Jovem Senador, além de outros prêmios.

(com informações de Cleuber Nunes, publicadas no portal da Secretaria de Relações Públicas do Senado)

INSTITUCIONAL - Câmara de Amargosa vai aderir ao Projeto de Modernização do Legislativo

INSTITUCIONAL - Câmara de Amargosa vai aderir ao Projeto de Modernização do Legislativo

Vereadores e vice-prefeita de Amargosa, Bahia, no Interlegis, em Brasília - 17/04/2012

O presidente da Câmara Municipal de Amargosa, Bahia, Antonio Clóvis Sampaio, esteve na terça-feira, 17, na sede do Interlegis, acompanhado dos vereadores Reinaldo Sousa da Silva, Marcos Paulo Andrade Sampaio e da vice-prefeita Karina Borges Silva.

Eles se reuniram com o diretor executivo do Interlegis, Haroldo Tajra, e o chefe de gabinete da Senadora Lídice da Mata, Ricardo Marcedo. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do Interlegis e procurar apoio para modernizar a Câmara. Sampaio afirmou que pretende formalizar a adesão ao Projeto de Modernização Legislativa (PML), em breve.

ESPECIAL - UNALE lança movimento nacional por uma repactuação da dívida dos Estados com a União

Em encontro realizado no Acre, em 16 de maio, 32 deputados representando 15 assembleias, decidiram deflagrar um movimento nacional por uma repactuação da dívida dos Estados com a União encabeçado pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

Veja matéria completa publicada no portal da Assembleia do Acre.

COMUNICAÇÃO - Câmara de Caicó assina projeto executivo de comunicação na sede do Interlegis

COMUNICAÇÃO - Câmara de Caicó assina projeto executivo de comunicação na sede do Interlegis

Dilson Fontes, presidente da Câmara de Caicó, depois de assinar o projeto executivo, ao lado do especialista Rodrigo Caiado, na sede do Interlegis - 19/04/2012

O presidente da Câmara de Caicó, Dilson Fontes, esteve na sede do Interlegis, em Brasília, em 19 de abril, para discutir novas atividades conjuntas com o Programa. Aproveitou para ratificar o compromisso de efetivar ações na área de comunicação definidos no Encontro de COmunicação Integrada realizado em Natal, no final do ano passado.

Segundo Fontes, o objetivo é otimizar o uso das ferramentas já existentes e criar novasformas de malhorar a transparência dos trabalhos político-parlamentares junto à comuidade.

Ele comentou que já foi criado um comitê de imprensa, onde jornalistas e outros profissionais da Casa procuram interagir com a mídia local, oferecendo material jornalístico de qualidade.

Fontes informou, também, que em 1º de junho, recomeçará a funcionar o Telecentro, um espaço com dez microcomputadores que servirá para dois instrutores treinarem 60 estudantes dos ensinos fundamento e médio no universo da informática. "Primeiro, os treinandos aprenderão a fazer pesquisas escolares e, posteriormente, haverá profissionalização de jovens e adultos", ressaltou.

COMUNICAÇÃO - Câmara de Caicó assina projeto executivo de comunicação na sede do Interlegis

COMUNICAÇÃO - Câmara de Caicó assina projeto executivo de comunicação na sede do Interlegis

Dilson Fontes, presidente da Câmara de Caicó, depois de assinar o projeto executivo, ao lado do especialista Rodrigo Caiado, na sede do Interlegis - 19/04/2012

O presidente da Câmara de Caicó, Rio Grande do Norte, Dilson Fontes, esteve na sede do Interlegis, em Brasília, em 19 de abril, para discutir novas atividades conjuntas com o Programa. Aproveitou para ratificar o compromisso de efetivar ações na área de comunicação definidos no Encontro de Comunicação Integrada realizado em Natal, no final do ano passado.

Segundo Fontes, o objetivo é otimizar o uso das ferramentas já existentes e criar novas formas de melhorar a transparência dos trabalhos político-parlamentares junto à comunidade.

Ele comentou que já foi criado um comitê de imprensa, onde jornalistas e outros profissionais da Casa procuram interagir com a mídia local, oferecendo material jornalístico de qualidade.

Fontes informou, também, que em 1º de junho recomeçará a funcionar o Telecentro, um espaço com dez microcomputadores que servirá para dois instrutores treinarem 60 estudantes dos ensinos fundamento e médio no universo da informática. "Primeiro, os treinandos aprenderão a fazer pesquisas escolares e, posteriormente, haverá profissionalização de jovens e adultos", ressaltou.

ELEIÇÕES - Presidentes do TSE e dos TREs vão conduzir eleições juntos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reuniu, em Brasília, os presidentes dos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs) do país, na sexta-feira, 20 de abril, para definir ações conjuntas.

Confira matéria completa publicada no no portal do TSE.

ESPECIAL - TSE promove audiência pública sobre redistribuição do número de deputados

Sociedade será ouvida sobre eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais do país, nos dias 28 e 29 de maio de 2012, das 14h às 18h, no Auditório I do TSE, em Brasília-DF.

A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convocou, em 10 abril, audiência pública para ouvir pessoas e entidades sobre eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais do país. A audiência está marcada para os dias 28 e 29 de maio de 2012, das 14h às 18h, no Auditório I do TSE, em Brasília-DF.

A decisão da convocação da audiência pública foi tomada na sessão administrativa do Tribunal do último dia 22 de março, quando foi a julgamento a Petição (PET) 95457, que analisou pedido da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para a redefinição desse número. A ministra Nancy Andrighi é a relatora do processo.

Veja mais na matéria publicada no portal do TSE.

CAPACITAÇÃO - Novos cursos a distância do Sistema Saberes do Interlegis

O Interlegis lançou um novo período (2ª etapa 2012) de inscrições para os cursos a distância desenvolvidos especialmente para atender às demandas das Casas legislativas.

Os interessados devem acessar saberes.interlegis.leg.br, de 16 de abril a 18 de maio.

Na primeira etapa, cujas aulas já estão disponíveis, houve 2.182 matriculados.

 

CURSOS A DISTÂNCIA INTERLEGIS 

2ª Oferta de 2012

Inscrições: 16/04 a 18/05

saberes.interlegis.leg.br

Br Office Calc

Br Office Writer

Busca da Qualidade

Cerimonial no Ambiente Legislativo

Desenvolvimento de Competências Gerenciais

Excelência no Atendimento

Formação de Tutores para EAD

Gestão de Convênios

Gestão do Conhecimento Legislativo

Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal

Introdução ao Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público

Introdução ao Orçamento Público

Licitações e Contratos

Noções Básicas de Administração

Organização de Gabinete Parlamentar

Ouvidoria no Ambiente Legislativo Municipal

Práticas em Jornalismo Legislativo

Redação e Técnica Legislativa

Técnicas de Oratória

Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas


INTEGRAÇÃO - Parlamentares paraenses visitam o Interlegis

INTEGRAÇÃO - Parlamentares paraenses visitam o Interlegis

Presidente e vereador da Câmara de Belém entre dirigentes do Interlegis, em Brasília - 26/04/2012

O presidente da Câmara Municipal de Belém, Raimundo Castro, e o vereador Nadir Neves estiveram na sede do Interlegis na manhã do dia 26 de abril.

Eles combinaram com o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Tajra, e com a coordenadora de eventos, Dalva Dutra, a realização do Encontro Estadual Interlegis no dia 6 de junho, em Belém.

Castro ressaltou o interesse da Câmara da capital paraense em estreitar laços com o Programa.

WORLD PLONE DAY (Dia Mundial do Plone) reúne 55 especialistas na sede do Interlegis

Durante a abertura do encontro, no dia 25 de abril, na sede do Interlegis, em Brasília, o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, ressaltou a importância da mobilzação de profissionais de todo o mundo para desenvolver os sistemas baseados na tecnologia Plone.

Confira como foi o evento, na matéria publicada no portal da Plone Brasil.

Ações do documento