MODERNIZAÇÃO - Assembleia Legislativa goiana terá canal de TV aberto e digital em 2012

Convênio foi assinado no dia 6 com a Câmara dos Deputados. Outras informações, na matéria publicada no portal da Assembleia Legislativa de Goiás:


A Assembleia Legislativa de Goiás terá sua programação transmitida em canal aberto e sinal digital a partir de 2012. O convênio de cooperação técnica com a TV Câmara, canal legislativo da Câmara dos Deputados, foi assinado nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, em Cuiabá. Na ocasião, a Assembleia Legislativa do Mato Grosso também assinou o convênio de cooperação com a TV Câmara e inaugurou seu complexo de transmissão.

Jardel Sebba (PSDB), presidente do Parlamento goiano, ao lado do presidente da Casa de Leis mato-grossense, José Geraldo Riva (PSD), fez o descerramento da placa.   A TV Câmara irá fornecer todo o equipamento para a transmissão, incluindo transmissor, decodificador, uplink e downlink para satélite. “O nosso objetivo é disponibilizar o sinal digital ao menor custo possível. As Assembleias ficarão responsáveis somente pelos custeios”, explica a gerente de projetos da TV Digital da Câmara dos Deputados, Evelin Maciel. 

Em seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa, Jardel Sebba agradeceu a todos os profissionais envolvidos no projeto. “Teremos uma Casa de Leis ainda mais próxima do povo, ainda mais transparente. Quero compartilhar esta conquista com todos os 41 deputados; com o Afonso Lopes, responsável pelo projeto de implantação da TV Digital; com o nosso diretor de Comunicação, Paulo Bittencourt; e com o presidente da Agecom, José Luiz Bittencourt Filho”, destacou.

José Riva agradeceu a presença de Jardel e comitiva e falou da importância do acordo para as Assembleias. “Quero agradecer a todos que vieram, pois souberam mensurar a importância deste evento, que é um grande passo para o Poder Legislativo. É o investimento na tecnologia a favor da população”, disse.

Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Eduardo Gomes (PSDB), que afirmou que o convênio só pode ser firmado graças ao preparo do Legislativo goiano. “A TV digital aberta e com programação compartilhada só poderá ser possível graças à organização e preparo em que se encontra o Legislativo no Estado de Goiás”, frisou.

Jardel lembrou que o processo para o acordo teve início na sua gestão anterior. “Quando fui presidente por dois anos, na outra legislatura, dei início ao processo, e meu sucessor, o deputado Helder Valin (PSDB), deu continuidade a esse projeto. Agora, eu vou ter a felicidade de instalar a TV aberta no Estado de Goiás. Isso é muito gratificante, é um sonho que hoje se materializa, e um legado que vamos deixar para todos os cidadãos”, comemorou.

Atualmente, somente as Assembleias de São Paulo e Brasília têm acesso ao sinal digital. Após a assinatura do convênio, o próximo passo será a licitação para a compra dos equipamentos. “É importante destacar que o canal aberto terá multiprogramação 24 horas paras as TVs das Câmaras Municipais, Câmara dos Deputados, Senado e Assembleias”, explica Evelin.