ESPECIAL - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos

Semana, que este ano vai de 17 a 23 de outubro, acontece dessde 2004. Nesta edição, celebra também o Ano Internacional da Química


A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, mostrando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. A Semana é promovida Ministério da Ciência e Tecnologia e acontece simultaneamente em todos os estados do Brasil.

Em 2010, segundo dados do Ministério, foram realizadas cerca de 14 mil atividades em 500 municípios. 2011, que foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Química, vai incluir experimentos sobre a qualidade da água em cerca de mil municípios brasileiros. A Sociedade Brasileira de Química e o MCT  estão distribuindo, com a ajuda das secretarias estaduais, 25.000 kits deste experimento para as escolas públicas do país (especialmente para o ensino médio e para os últimos anos do ensino fundamental).

Este experimento faz parte de um conjunto de ideias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química (e em ciências) no país e é uma maneira de se contribuir para uma conscientização coletiva sobre importância da qualidade da água e para a preservação do planeta Terra.

 

Nesta atividade, os alunos irão coletar, auxiliados pelo professor, uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química -­‐ http://qnint.sbq.org.br/qni).

 

Além da realização de inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

 

Comissões regionais foram criadas para promover ações locais. Veja em http://semanact.mct.gov.br.  Para participar, inscrever eventos, esclarecer dúvidas ou dar sugestões, use o e-mail semanact@mct.gov.br

Com informações fornecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.