EnGITEC - Encontro começa com debates sobre segurança em TI para o Legislativo

IV Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia reúne mais de cem técnicos para apresentar soluções em segurança das tecnologias de informação e comunicação no ambiente legislativo


O IV EnGITEC foi aberto na manhã desta terça-feira, 25, pelo diretor-executivo do Interlegis, Haroldo Tajra, reforçando a importância da parceria e da troca de experiência entre os que utilizam os sistemas e produtos do Programa. O diretor de Tecnologia do Interlegis, Ricardo Ramos, acrescentou que"este é o espírito do Interlegis: compartilhar, conhecer e fornecer novas ideias e tecnologias sem egoísmo".

Ângelo Marcondes de Oliveira Neto, servidor da Câmara Municipal de Carneirinho, deu as boas vindas em nome dos organizadores do evento, agradeceu o apoio do Interlegis e ressaltou "a oportunidade única" de todos ali, que se correspondem nos grupos de prática e discussão, se encontrarem pessoalmente.

Ricardo Ramos lembrou que o domínio .leg já está em uso, o que representará uma mudança na maneira de trabalhar de todo o Poder Legislativo. Haroldo Tajra completou: "O Legislativo é outro Poder e é nele que a democracia se materializa; a adoção deste domínio é uma contribuição importante para isto e a sociedade vai compreender".

Tajra discorreu também sobre o bom momento pelo qual o Interlegis está passando, exemplificando, além da adoção do domínio .leg, com outro projeto ambicioso, que é o Programa de Integração dos Vereadores. "São maneiras de contribuir para um Legislativo mais moderno, que atenda aos anseios da sociedade", ressalvando que estas iniciativas só terão sucesso com o envolvimento de todos os servidores do Legislativo.

Em seguida, teve início uma série de palestras: IPV6 - Caso de Implantação, por Fabiano Weimar dos Santos e Firewall para casas legislativas, por Luciano de Fázio.; Segurança no Plone, também por Fabiano; Gerenciamento de Logs de Segurança, das boas práticas à implantação, por André Molina; e Sistemas de Firewall, por João Eriberto Mota Filho.

No período da tarde, o evento foi retomado com a palestra do Fabiano Weimar dos Santos também conhecido como Xiru. Ele é Mestre em Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Ele falou sobre o Plone como sistema de gerenciamento de conteúdo. Segundo ele, o Plone foi feito para gerenciar portais como o do Interlegis. “O Plone já colaborou na implementação da infra-estrututura de diversos portais modelos e, no geral, é muito seguro", concluiu Fabiano.   

Formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, André Molina foi o palestrante seguinte. Ele falou sobre o gerenciamento de Logs de segurança, das boas práticas à implementação, com soluções mais simples. Desde 2002, André atua nas áreas gestão de segurança da informação, tratamento e resposta a incidentes e projeto/implantação de controles de segurança lógicos.

E para concluir o primeiro dia do evento João Eriberto Mota Filho oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro, falou sobre os Sistemas de Firewall.  Ele contou que o Firewall é um conceito e não um equipamento. “Firewall é todo esforço físico e lógico que se faz para dar segurança a uma rede. Segurança em profundidade é fundamental em Sistema Firewall”, afirmou João Eriberto.

 

O primeiro dia do encontro também contou com três minicursos: Instalação do Ubuntu Server 10.04 LTS ministrado por Eduardo Ishida, Implantação do SAPL 2.3  com Marcio Vilas Boas e o minicurso de instalação do Portal Modelo ministrado por Juliano Rafael Bringer.