MODERNIZAÇÃO - Encontro Interlegis em Caxias do Sul desenvolve projetos executivos de comunicação em 6 câmaras

Com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Câmara Municipal de Caxias do Sul (sede do evento), de 5 a 7 de outubro, aconteceu o Encontro de Comunicação Integrada para o Legislativo, dirigido a seis câmaras municipais da região serrana do Rio Grande do Sul, que integram o Projeto de Modernização do Legislativo (PML) do Programa Interlegis. O encontro contou com palestras sobre jornalismo legislativo, relações públicas, comunicação interna, cerimonial do Legislativo, assessoria de imprensa, publicidade institucional e organização de eventos.

Participaram as Câmaras de Agudo, Bento Gonçalves, Carazinho, Caxias do Sul, Jaguarão e Lagoa Vermelha. 

Neste encontro, os representantes das casas legislativas puderam conhecer mais sobre o tema, trocar experiências, tirar dúvidas e solicitar apoio nas questões do seu interesse. O objetivo geral foi fomentar, a partir do uso de ferramentas da Comunicação integrada, a transparência e o diálogo entre o Legislativo, os parlamentares, os servidores e a sociedade.

A partir de um diagnóstico feito pelo Interlegis, percebeu-se a necessidade de fortalecer os instrumentos de comunicação das câmaras e assembleias, mostrando os trabalhos que vem sendo desenvolvidos de modo a atingir a população com mais eficiência. Ao final do encontro, houve entrevistas individuais, quando foram discutidos, individualmente, os planos de ação adaptados a cada Casa, conforme a sua própria realidade.

A delegação do Interlegis foi chefiada pelo diretor Francisco Etelvino Biondo, da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa e contou com assessores do Interlegis (Luiz Carlos Santana de Freitas, jornlaista) e de outros setores do Senado (Márcio André, publicitário, e Andrea Valente, relações públicas).