OUVIDORIA - Projeto "A Câmara quer te ouvir" faz audiência em Mato Grosso do Sul

Presidente da Assembleia sugeriu verbas das loterias para a Saúde. Projeto semelhante tramita no Senado.

Projeto pretende percorrer todas as capitais. Veja como foi em Campo Grande, de acordo com matéria publicada no site da ALMS. Quanto à sugestão do presidente da Casa, há um projeto semelhante tramitando no Senado, de autoria do senador Paulo Davim (PV-RN):

O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), apresentou duas sugestões à Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (15/9), sobre a Emenda 29 e a questão fundiária indígena. Ele participou do evento A Câmara Quer Te Ouvir, realizado no parlamento estadual.

A primeira sugestão é para que os recursos da Saúde previstos na Emenda 29 venham dos valores arrecadados pela Caixa Econômica Federal por meio das loterias. "Talvez poderia ser uma alternativa para melhorar a saúde", afirmou Jerson.

Um acordo fechado entre todos os líderes partidários e o presidente da Câmara, Marco Maia, vai permitir que a pauta seja liberada para a votação na próxima quarta-feira (21) do projeto que regulamenta a Emenda 29.

Outra sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia é para resolver a situação de conflito entre índios e produtores rurais. Ele propôs a desapropriação de áreas contínuas das aldeias e o ressarcimento dos produtores rurais. Ele lembrou que Mato Grosso do Sul tem a 2ª maior população indígena do País e que 27 propriedades rurais estão invadidas por índios. "Espero bom senso para resolver essa questão", disse.

As sugestões foram apresentadas por Jerson Domingos no Painel Tema Livre, realizado no plenário Júlio Maia. No mesmo painel, representantes de instituições e outras pessoas apresentaram suas opiniões sobre diversos assuntos.

Foram defendidos o fim da suposta discriminação à Educação a Distância e a inclusão do tema Saneamento Básico nas próximas edições do projeto A Câmara Quer Te Ouvir, que irá percorrer todos os estados brasileiros.