CAPACITAÇÃO - Primeiro Encontro Interlegis de Comunicaçáo Integrada orienta colegas da Assembleia e de oito câmaras baianas

Em Salvador, de 29 a 31 de agosto, vereadores e profissionais que trabalham na área de divulgação da atividade de casas legislativas puderam trocar experiências e verificar o que há de mais moderno e eficaz na busca de interlocução do Parlamento com a Sociedade.
CAPACITAÇÃO - Primeiro Encontro Interlegis de Comunicaçáo Integrada orienta colegas da Assembleia e de oito câmaras baianas

Abertura do primeiro Encontro Interlegis de Comunicação Integrada, em Salvador - 29.08.2011

Durante o evento, na Assembleia Legislativa da Bahia, vereadores e profissionais que trabalham na área de divulgação da atividade de casas legislativas puderam trocar experiências e verificar o que há de mais moderno e eficaz na busca de interlocução do Parlamento com a Sociedade. A organização contou com a parceria do parlamento baiano, na figura do representante Interlegis, Armando Velloso Viana Filho.

Durante a abertura das atividades, o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, destacou a importância de se investir na capacitação dos quadros responsáveis pela comunicação legislativa, tendo em vista a constante evolução das ferramentas disponíveis.

O diretor de Formação da Comunidade do Legislativo, Francisco Etelvino Biondo, responsável pelo relacionamento do Interlegis com as outras instituições e seus públicos, reafirmou o compromisso do Programa em ser um facilitador da interação de todos os entes envolvidos no desenvolvimento de estratégias que aproximem o cidadão das casas legislativas. Ele lembrou que isto pode fazer com que, efetivamente, as ferramentas de comunicação venham a melhorar a imagem do Poder Legislativo do seu principal cliente e fornecedor, o cidadão.

No primeiro dia, os responsáveis pela área de Comunicação da Câmara Municipal de Salvador mostraram como trabalham, destacando a produção de material de caráter publicitário e ações específicas de assessoria de imprensa.

Depois, foram apresentadas palestras sobre Comunicação Integrada e Cerimonial no Ambiente Legislativo(Francisco Etelvino Biondo), Jornalismo Legislativo, Regulamentação da Mídia Legislativa e Assessoria de Imprensa (Luiz Carlos Santana de Freitas), Comunicação Interna (Débora Pais), Publicidade Institucional (Bruno Sartório), Organização de Eventos (Dalva Dutra). Todos os palestrantes são servidores do Interlegis.

No último dia,houve um atendimento personalizado, quando o representante de cada câmara teve oportunidade de sanar dúvidas e receber orientação sobre a demanda própria, com os comunicadores do Interlegis.

Segundo a participante Heloíse Steffens, jornalista da Câmara de Luiz Eduardo Magalhães, o encontro serviu, principalmente para ela rever e refletir sobre conceitos que viu na faculdade, mas que acabam "meio esquecidos no dia-a-dia da atividade profissional. Além disso, para ela "ficou mais clara a distinção entre a comunicação feita para a instituição Parlamento daquela cujo o cliente é o parlamentar".

Já a vereadora Gilza Sant'Ana, de Utinga, disse que levava para a sua casa legislativa uma nova visão da importância da instituição investir no serviço de comunicação, para fazer com que a comunidade passe a conhecer melhor o trabalho de seus representantes legitimamente eleitos.