CAPACITAÇÃO - Associação de Vereadores em Santa Catarina cria Escola do Legislativo

Iniciativa inédita contou com o apoio do Interlegis e da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo). O diferencial é que as escolas são geralmente ligadas às casas legislativas e esta foi criada pela Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI).

Haroldo Tajra, do Interlegis, e Florian Madruga, da ABEL, participaram do lançamento oficial na noite desta quarta-feira, dia 24. Veja mais na matéria publicada no site da AVEVI:

As duas maiores autoridades do país ligadas as Escolas Legislativas participaram nesta quarta-feira (24) do Lançamento Oficial da Escola do Legislativo da Avevi, o Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL, Florian Augusto Coutinho Madruga e o Diretor da Secretaria Especial do Interlegis do Senado Federal Haroldo Feitosa Tajra (foto). E ambos destacaram a iniciativa pioneira da Avevi no Brasil, de uma associação de vereadores instalar a sua própria escola.  “Todas as Escolas Legislativas no Brasil pertencem a uma Casa Legislativa, aqui as câmaras da região se juntaram através da associação criaram esta escola que vai trazer benefícios pra todos”, destacou o representante do Interlegis.

O presidente da ABEL Florian Madruga disse que a instalação da primeira Escola do Legislativo vinculada a uma associação é um marco no país. Ele quer levar a idéia para as demais câmaras do Brasil, “temos que espalhar em outros estados, que aqui em Santa Catarina, um grupo de Câmaras de Vereadores se reuniu em torno de sua associação e estão criando esta Escola do Legislativo que vai marcar história nos legislativos municipais”.

Outra presença ilustre evento foi da Coordenadora da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado Carla Maria Vieira Pedrozo.  “Nós fomos surpreendidos com esta iniciativa da associação de criar sua escola, e estamos apoiamos desde a primeira conversa que tivemos”. Para ela a idéia é muito importante para a região, porque a Avevi reúne todas as câmaras, e juntas podem fortalecer o objetivo geral da nova instituição que é a de formação.

Autor(a): Ilton Piram