CÂMARA - Definidos representantes do Parlamento Jovem


Em setembro, 77 estudantes do ensino médio serão deputados por uma semana em Brasília; maioria dos projetos apresentados pelos selecionados trata de educação. Veja mais detalhes na matéria da Agência Câmara de Notícias:

A Câmara dos Deputados selecionou os 77 estudantes do ensino médio de todos os estados brasileiros que vão participar da 8ª edição do Parlamento Jovem, entre 26 e 30 de setembro. A iniciativa permitirá que os alunos participem de uma experiência parlamentar em Brasília e simulem o trabalho dos deputados federais.

Os 77 participantes foram selecionados pelos assessores legislativos da Câmara a partir da inscrição de quase mil projetos enviados às secretarias estaduais de educação. As propostas na área do ensino se destacaram, com mais da metade das proposições, entre temas como economia, saúde, segurança pública, meio ambiente, esporte, cultura e outros.

Projetos sobre a inclusão de disciplinas na grade escolar do ensino público foram os mais recorrentes. Outra preocupação que se repetiu em várias sugestões foi a adoção de energias renováveis, como a instalação de painéis de luz solar nas escolas públicas e nas casas de pessoas de baixa renda. Em sincronia com as discussões relacionadas às usinas nucleares, após os terremotos ocorridos no início do ano no Japão, há uma proposta de desativação das usinas nucleares brasileiras.

Os textos aprovados durante o Parlamento Jovem poderão, inclusive, se transformar em propostas reais e tramitar normalmente pela Câmara, caso algum deputado ou a Comissão de Legislação Participativa os apadrinhe. Criado em 2004, o programa já contou com a participação de 546 estudantes.

Da Redação/MO