SENADO INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES

Por meio do Interlegis e do ILB (Instituto Legislativo Brasileiro), Senado investe cada vez mais na capacitação dos seus servidores. Este foi o tema de mais uma palestra do ciclo "Conhecendo o Senado", nesta segunda-feira, 11.

Veja os detalhes das palestras na matéria da Agência Senado:

Ao abrir, nesta segunda-feira (11), a sétima palestra do ciclo Conhecendo o Senado, a diretora-geral da Casa, Doris Peixoto, enfatizou a importância da qualificação dos funcionários do Senado. Ela disse que a mídia frequentemente apresenta à sociedade uma imagem negativa da Casa, que poderá ser alterada com a eficiência do quadro de servidores.

A capacitação e desenvolvimento de servidores são realizados pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Segundo o diretor executivo do ILB, Carlos Roberto Stuckert, a entidade já recebeu cerca de 70 mil matrículas em cursos a distância e presenciais desde sua criação.

Na opinião de Stuckert, o Senado é a instituição com mais expertise em processo legislativo do Brasil e lamentou a impossibilidade de oferta de mais cursos presenciais em razão da falta de espaço físico.

Além da capacitação, o Senado vem aprimorando as áreas de tecnologia, informação e comunicação, informou o diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Programa Interlegis, Francisco Etelvino Biondo. Esse investimento, ressaltou, traz ganhos ao cidadão, pois torna o Legislativo moderno, integrado e transparente.

Biondo disse que, há pouco mais de uma década, o cidadão brasileiro desconhecia o papel do Legislativo. Naquela época, observou o diretor, os cargos do Executivo eram considerados mais importantes pela sociedade, A criação do Programa Interlegis, em sua opinião, contribuiu para mudar essa realidade.

O Interlegis, informou Francisco Biondo, equipou quatro mil câmaras municipais com computadores e impressoras para interligá-las, juntamente com as assembleias estaduais, à rede de videoconferências do Poder Legislativo. Segundo observou, o programa Interlegis tem visibilidade internacional.

A próxima palestra do ciclo Conhecendo o Senado apresentará a Advocacia-Geral do Senado e as secretarias de Relações Públicas e de Controle Interno. A palestra acontecerá após o recesso parlamentar, no dia 8 de agosto. O ciclo será encerrado em 5 de setembro. Segundo informou a diretora-geral, Dóris Peixoto, todas as palestras são gravadas e serão utilizadas para apresentar o Senado aos futuros servidores da Casa.

Iara Farias Borges / Agência Senado