CAPACITAÇÃO - Jaguarão e municípios vizinhos recebem curso do Interlegis

Câmara Municipal de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, que sediou mais um curso de qualificação de servidores dado pelo Interlegis, vai funcionar como polo no processo de modernização legislativa. Veja a matéria veiculada no novo portal da Câmara:
A Câmara Municipal de Jaguarão foi a primeira Câmara do Estado do RS a aderir o projeto de modernização pelo programa da Interlegis coordenado pelo Senado Federal e Assembléia Legislativa do RS que inclui um processo de atualização e fortalecimento para as atividades legislativas e institucionais. Sendo a sede pólo para interligar as atividades com outros municípios da micro região, o Poder Legislativo de Jaguarão, bem como seus servidores, receberam nos dias 7 e 8 de julho funcionários da Câmara de Pelotas, Capão do Leão, Secretaria de Educação, Professores e alunos da Unipampa do Curso de Turismo para participar do curso de Cerimonial e eventos.
O Programa Interlegis possibilitou através deste curso uma dinâmica diferenciada possibilitando os participantes a conhecerem a história do cerimonial, o decreto federal que estabelece as normas de protocolo, regras de etiquetas para eventos, ordem de precedência para autoridades das esferas municipais, estaduais e federais entre outros procedimentos e normativas que regem a estrutura de um evento público. A experiência nesta atividade foi apresentada pelo cerimonialista do Senado Federal Francisco Biondo, formado em relações públicas, com especialização em comunicação e Mestre em administração. Atuou durante 7 anos como chefe do cerimonial do Senado Federal e foi o coordenador da posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento da posse do presidente em 2003 foi apresentado aos alunos como exemplo de um evento que envolveu na organização mais de 2.000 pessoas.
Os integrantes do Programa Interlegis Francisco Biondo e Fernando Sodré e demais integrantes realizaram no ano passado 2010,  após a assinatura de adesão ao projeto, o trabalho de diagnóstico nos departamentos da Casa Legislativa, abrangendo os setores de: atendimento, arquivo, comunicação, jurídico, administrativo e contábil, informatização e infra-estrutura e dos processos legislativos,  envolvendo a participação dos funcionários e Vereadores.
Após, foi feito um projeto de ação que terá a durabilidade de 5 anos especificando a reformulação e implantação de ferramentas que visam expandir, atender as necessidades identificadas e melhorar a qualidade estrutural e de funcionamento. Assim, a cada ano será elaborado um Plano de trabalho determinado as metas e a adesão das novas posturas e mudanças. Neste ano os integrantes do Programa já realizaram a primeira avaliação e constataram mudanças positivas na Câmara jaguarense, além de participar e sediar os cursos de avaliação para melhorar o nível de trabalhos dos seus servidores, a Câmara está atendendo as primeiras metas estabelecidas pelo programa quanto a infra-estrutura funcional, remodelando a sala de pesquisa, estruturando a futura sala do Memorial com os documentos históricos e sala dos arquivos gerais e a conclusão da sala de treinamentos e reuniões.