SENADO - Novas mídias aproximam cidadão do Senado, avalia Sarney

Confira mais detalhes na matéria da Agência Senado. Portal do Interlegis também transmite ao vivo.
Na abertura do seminário "Política e Novas Mídias - A nova comunicação entre parlamentares e cidadãos", que está sendo realizado nesta terça-feira (14), o presidente do Senado, José Sarney, disse que a instituição busca, por meio de seus veículos de comunicação, não fazer propaganda, mas mostrar a utilidade do Senado para a população brasileira. Nesse sentido, as novas mídias configuram-se, na avaliação de Sarney, como instrumento de aproximação do cidadão com o Congresso Nacional.

- É preciso que o cidadão saiba que ele começa a ter maior participação no debate - assinalou.

Sarney afirmou que, no acelerado processo de mudanças executado pelas mídias digitais, foi alterado até o modo de o homem pensar, porque foram criadas coisas que todos os humanos julgavam impensáveis.

- Na verdade, a tecnologia mudou até o nosso modo de ser - constatou o presidente do Senado

Para Sarney, com a globalização do capital e a ampliação do alcance das novas tecnologias de informação e comunicação, o Estado tradicional está sendo substituído pelo "Estado em rede", situação em que "sentimos e pensamos como parte de um coletivo".

Segundo o senador, se hoje o cidadão consegue participar mais ativamente dos debates em pauta no Congresso, por meio dos veículos de comunicação, essa possibilidade será ampliada ainda mais nos próximos anos.

Sarney disse vislumbrar que, no futuro, o cidadão poderá, por exemplo, não apenas ser representado por parlamentares, opinar sobre os temas em discussão e votar em referendos para dizer "sim" ou "não", mas efetivamente participar do processo de votação de leis.

O parlamentar acrescentou que sempre buscou ser um homem de seu tempo e lembrou que, desde seu primeiro mandato como senador, em 1972, tem se atualizado. Como exemplo, citou sua participação na criação do Prodasen e dos veículos de comunicação do Senado.

Também participam do evento promovido pela Secretaria de Comunicação Social da Casa, especialistas em mídias digitais convidados a discutir como as redes sociais têm ajudado a consolidar um novo canal de comunicação entre o Parlamento e o cidadão.

Rodrigo Baptista e Teresa Cardoso / Agência Senado