COMUNIDADE - Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa discute mobilidade urbana

COMUNIDADE - Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa discute mobilidade urbana

Reunião do PARLACREM-Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa - 06/04/2011

Veja matéria de Damião Rodrigues publicada pela Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa, Capital da Paraíba, sobre uma reunião do PARALCREM - Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa.

Vereadores de 12 municípios ocupam Câmara para sessão do Parlacrem-JP

A mobilidade urbana foi o principal tema tratado na primeira sessão ordinária do ano do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem – JP), realizada como sessão especial na manhã desta quinta-feira (7), no Plenário Senador Humberto Lucena, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Precisamos de soluções urgentes para resolver o problema da mobilidade urbana de nossa cidade e região. Através de discussões como esta, poderemos vislumbrar ideias e até mesmo entender melhor como tratar do assunto. É necessário investimento em projetos e estudos para a elaboração de programas que possam solucionar os problemas em curto e longo prazo. Vamos discutir o tema, elaborar um documento para levarmos ao governo do estado, tentando assim um diálogo de parceria na solução desses problemas”, justificou o vereador Tavinho Santos (PTB), presidente do Parlacrem e propositor da sessão.

Compuseram a mesa, além de Tavinho, o presidente da Câmara Municipal do Conde (CMC), vereador José Muniz, que secretariou os trabalhos; o presidente da União Brasileira dos Municípios (Ubam), Leonardo Santana; o presidente do Parlamento Metropolitano de Recife, Josenildo Sinésio; o superintendente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos na Paraíba (CBTU-PB), Lucélio Cartaxo; e o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AECT-JP), Mário Tourinho.

Os representantes das instituições ligadas aos transportes e o representante de Recife referendaram que o problema da mobilidade é evidenciado em todos os grandes centros, que poderão encontrar solução no investimento nos transportes coletivos de qualidade, com conforto e pontualidade, além de parcerias com o governo federal.

O superintendente da CBTU revelou que o “estado está todo preparado para receber o Veiculo Leve sobre Trilho, o VLT, e iniciar as operações”. O veículo poderá ser uma importante solução para transportar melhor os trabalhadores através de trens com novas tecnologias, que poderão garantir horários e eficiência nos serviços.

Os diversos vereadores dos doze municípios que compõem a Região Metropolitana que compareceram à plenária solicitaram ações urgentes do governo estadual para solucionar os mais variados aspectos da mobilidade de cada município: os de Bayeux requereram a finalização da duplicação da Avenida Liberdade; os de Cabedelo, novas rotas de saída da cidade; de Alhandra, revisão das tarifas e na demora dos ônibus; de Cruz do Espírito Santo, a extensão do trem até o município e obras de reestruturação da PB-004; e os municípios do Vale de Mamanguape, restruturação da PB-008 e PB-041.

Também prestigiaram a sessão os vereadores pessoenses Geraldo Amorim (PDT), Jorge Camilo (PT), Raoni Mendes (PDT), Bruno Farias (PPS), Bosquinho (DEM), Pastor Edmílson (PRB), Sandra Marrocos (PSB) e Eliza Virgínia (PSDB).

 

Parlacrem

O Parlacrem-JP foi idealizado pelo próprio vereador Tavinho Santos e recebeu o apoio de todos os vereadores dos 12 municípios que formam a Região Metropolitana da Capital. A instalação do Parlacrem-JP ocorreu no dia 5 de junho de 2009, numa solenidade realizada no Teatro Santa Rosa, quando os membros da Comissão Executiva e do Conselho Fiscal do Parlamento tomaram posse.

Um dos objetivos do Parlacrem é criar núcleos de desenvolvimento em cada município, aproveitando ao máximo as potencialidades de cada um deles. “O Parlacrem está sendo um grande fórum de discussões permanentes sobre políticas públicas nas áreas de educação, saúde, infra-estrutura, turismo, habitação, entre outras”, define Tavinho.

O Parlacrem é composto por parlamentares representantes dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Caaporã, Alhandra e Pitimbu.

Damião Rodrigues