SENADO FEDERAL - Senado Verde estimula "compras sustentáveis"

Confira matéria de Wemily Batista, do Programa Senado Verde, sobre o Prêmio Equipe Sustentável e Edital Sustentável, do Ministério do Planejamento.

Premio incentivará compras sustentáveis

 O Governo Federal vai incentivar os órgãos públicos a adquirirem produtos que são fabricados sem agredir a natureza. Essa é a ideia do Prêmio Equipe Sustentável e Edital Sustentável, lançado pelo o Ministério do Planejamento. O concurso vai estimular políticas de preservação ambiental e a compra de produtos e serviços sustentáveis, como aqueles que utilizam menos recursos naturais, consomem menos água e energia elétrica, podem ser reciclados ou reutilizados, dentre outros.  As iniciativas servirão de exemplo para outros órgãos e incentivarão a reflexão ecológica entre os gestores públicos

O concurso

A escolha será feita por comissão de especialistas escolhidos pelo Ministério do Planejamento. Serão selecionados os três melhores trabalhos de cada categoria e os órgãos vencedores receberão de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

 A comissão levará em conta critérios como qualidade técnica do edital, especificação do material, valor total da aquisição, tempo de conclusão da licitação, impacto da contratação para a administração, inovação, eficácia da prática para a redução de gastos, desenvolvimento econômico, social e proteção do meio ambiente.

 Podem participar entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional nas categorias Equipe Sustentável (contratos nas modalidades pregão, concorrência e tomada de preço) e Edital Sustentável (editais por meio de intenção de registro de preço ou de sistema de registro de preço).


Para saber mais acesse o endereço eletrônico, clique aqui.