COMUNIDADE - Câmara de Catanduva completa 10 anos de uso do SAPL


Transparência: desde o ano de 2001, todas as informações sobre o processo legislativo catanduvense são disponibilizadas na Internet em tempo real.

Considerada a pioneira em todo o Brasil na adoção e utilização do SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo,  software livre desenvolvido pelo Programa Interlegis - Senado Federal, a Câmara Municipal de Catanduva completa 10 anos de implantação dessa importante ferramenta de transparência, divulgação e participação da sociedade nas ações da Casa.

O SAPL torna mais fácil a produção legislativa, abrangendo todas as etapas do Processo Legislativo, desde a elaboração, apresentação e tramitação de proposições, até o seu armazenamento e busca em um banco de dados de normas jurídicas. No seu desenvolvimento foram empregadas exclusivamente ferramentas licenciadas como software livre, e o próprio sistema segue este mesmo tipo de licenciamento. Isto é importante, pois proporciona à Casa Legislativa que o adota total independência em relação aos fornecedores de software, principalmente em uma área em que se apresentam as principais atividades destas Casas.

Segundo avaliação do responsável pelo setor TI da Câmara de Catanduva,  Luciano De Fázio, após 10 anos de uso do SAPL, entre os principais resultados, a Casa beneficiou-se com significativo aumento da transparência, celeridade nos processos, economia com licenciamento de software, segurança, independência e estabilidade tecnológica. "Condições que jamais se conseguiria reunir, conjuntamente, com o uso de qualquer outra solução disponível no mercado", frisa.

O profundo conhecimento da ferramenta permitiu que a Câmara de Catanduva se transformasse em colaboradora ativa no seu processo evolutivo, por meio da implementação de diversas melhorias e funcionalidades, desenvolvidas internamente e compartilhadas sistematicamente com a comunidade legislativa, através do repositório oficial do produto, mantido pelo Programa Interlegis.

Atualmente na versão 2.3, o SAPL é utilizado por inúmeras Casas Legislativas em todo o Brasil. Dotado de recursos inovadores e maturidade tecnológica, é capaz inclusive de suprir as demandas legislativas em Municípios de grande porte.

Acesse o SAPL da CM Catanduva através do endereço http://sapl.camaracatanduva.sp.gov.br