COMUNIDADE - Escola do Legislativo da CM de Pouso Alegre/MG é destaque em revista nacional

Confira a matéria de Leidiana Palma da ASCOM da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Minas Gerais.  

Escola do Legislativo de PA é destaque na revista Gestão Pública  

 

A Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, da Câmara Municipal de Pouso Alegre, foi citada durante entrevista do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Constas (Abel), Florian Augusto Coutinho Madruga à revista Gestão Pública & Desenvolvimento, edição de janeiro de 2011. A revista Gestão Pública publicou uma entrevista com Florian Madruga para abordar a referência em capacitação profissional e o processo de conscientização de parlamentares, servidores e cidadão através das Escolas do Legislativo.

Na entrevista, Florian Madrugada citou as ações desenvolvidas pela Abel, como o despertar da consciência dos servidores das casas legislativa e o papel das Escolas do Legislativo em levarem estudantes para dentro das casas legislativas. De acordo com Madruga, essa prática possibilita aos jovens participarem dos trabalhos como vereadores mirins e vereadores jovens e ouvir palestras sobre o Poder Legislativo. Para Madruga é fundamental a participação do Legislativo na educação dos jovens adolescentes.

Durante entrevista, Madruga citou a Escola do Legislativo de Pouso Alegre e o Presidente da Câmara Mirim, Ramon Martines. “Estive recentemente em Pouso Alegre e, na ocasião, um vereador mirim, Presidente da Câmara Mirim de Pouso Alegre, com 12 anos de idade, fazia um discurso de improviso abordando problemas do país. E outros jovens adolescentes apresentavam projetos de lei para resolver problemas da sua comunidade. As pessoas prestavam atenção, levavam a sério. Para mim, o despertar da cidadania é o que há de mais relevante”, disse Madruga.

A Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho foi criada em 2005 e desde então tem desenvolvido um trabalho ímpar com os estudantes. A Escola é referência no desenvolvimento de projetos que visam levar conhecimento mais aprofundado das ações do parlamento aos cidadãos, especialmente aos jovens. Fazem parte do trabalho da Escola a Coordenadora, Madu Macedo e a Assessora, Rosana Borges.