Interlegis promove Encontros Nacionais do GITEC e de Informática Aplicada ao Legislativo-ENIAL

Desta vez, os dois eventos acontecem simultaneamente, de 24 a 26 de novembro, na sede do Interlegis, em Brasília. Uma excelente oportunidade para técnicos e especialistas trocarem experiências na área de informática voltada às casas legislativas brasileiras.

O III Encontro Nacional do GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) e XIII ENIAL (Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo) acontecerão de 24 a 26 de novembro, no Auditório do Interlegis, no Senado Federal, em Brasília.

Confira a programação completa, no sítio oficial do evento.

Segundo Patrícia Gatti Raulino, do grupo que organiza evento, desta vez o encontro GITEC será realizado juntamente com o ENIAL, pois as datas disponíveis para realização estavam muito próximas e a comunidade votou no sentido de integrar os 2 eventos. O encontro, que contará com palestras e oficinas, será presidido por Angelo Marcondes, da Câmara Municipal de Carneirinho, Minas Gerais.

O GITEC

GITEC é a Comunidade de Prática suportada pelo Programa Interlegis, voltada ao uso de Tecnologia no Legislativo.

Comunidade de Prática (CdP) é uma modalidade de organização de pessoas em rede, que nos últimos dez anos vem se expandindo em todo o mundo, sendo utilizadas como ferramenta de gestão do conhecimento por diversas empresas.

Diferente dos grupos de trabalho e comitês, formados por designação de pessoas e normalmente complementares a uma estrutura hierárquica, as CdPs crescem a partir do relacionamento entre pessoas com um interesse comum, ultrapassando os limites institucionais e possibilitando resultados positivos no aprendizado contínuo e na inovação.

Entre os princípios que regem as Comunidades de Prática estão: a auto-gestão, a comunhão de interesses e objetivos, o voluntariado e a autonomia de seus integrantes.

O Interlegis apoia a formação destas Comunidades desde o seu princípio. São servidores de diversas Casas Legislativas distribuídas por todo o território nacional. Estas pessoas estão interessadas em conhecer as melhores práticas de gestão de uma Casa Legislativa, envolvendo principalmente o emprego Tecnologia de Informação e Comunicação.

As interações de seus membros ocorrem principalmente em sua lista de discussões na Internet, na qual se pode cadastrar enviando um email para gitec-subscribe@listas.interlegis.gov.br . Também pode-se pesquisar o arquivo de mensagens do GITEC no endereço http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/ ou, através do Google,  informando um termo de busca no formulário abaixo. 

O ENIAL

O Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo - ENIAL é o principal evento, no Brasil, dirigido aos servidores do Legislativo, gestores e usuários de informática. O objetivo é oferecer alternativas de aprimoramento contínuo a usuários e profissionais de TI. Proporciona a troca de experiências relacionadas ao uso de recursos tecnológicos de comunicação e informação para todas as áreas Legislativas: municipal, estadual e federal.