Interlegis promove seminário de avaliação do PML

O Interlegis promove nesta terça e quarta-feira (3 e 4) o Seminário de avaliação das ações já implementadas dentro do Projeto de Modernização do Legislativo


 

O Programa Interlegis promove nesta terça e quarta-feira (3 e 4) o Seminário de Avaliação do Projeto de Modernização do Legislativo, com objetivo de fazer uma análise das ações que estão sendo implementadas na primeira parte, principalmente os diagnósticos feitos nas câmaras municipais.

 

Abrindo os trabalhos, diretor da Secretaria Especial do Interlegis, José Alexandre Girão destacou aspectos importantes dos diagnósticos como também dos diversos eventos que acontecerão promovidos pelo programa como os encontros legislativos.

 

José Alexandre destacou o número recorde de alunos dos cursos oferecidos pelo Interlegis, num total de três mil e lembrou que com os novos que serão oferecidos este deve aumentar consideravelmente.

 

O diretor do Interlegis deu informações sobre os novos equipamentos de videoconferência que serão instalados nas assembléias e na sede do programa.

 

 E destacou a importância do seminário para avaliação das ações de diagnóstico e o aprimoramento desta atividade com as experiências já vividas pelas equipes.

 

O diretor da Subsecretária de Planejamento e Fomento, Robison Gonçalves iniciou em seguida falando sobre o PML, Plano de modernização do Legislativo, destacando que  esse é o produto central do Interlegis, mas não o único. E lembrou que apesar do pequeno numero de servidores o trabalho dos diagnósticos está sendo levado com êxito.

Robison informou também que algumas casas que fizeram parte do Projeto de Piloto de Modernização, PPM, serão convidadas a participar do PML e receberão equipes de diagnósticos.

 

O diretor anunciou um reunião dos diretores gerais das assembléias, do Senado e da Cãmara que deverá acontecer em Porto Alegre/RS até o final do ano.

 

 

O diretor administrativo do Interlegis, Claudio Cavalcanti, discorreu algumas dúvidas levantadas pelas equipes que serão ajustadas para os próximos diagnósticos.

 

A servidora Débora Silva e o diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade, James Carvalho apresentaram exemplos de resultados dos diagnósticos feitos em duas câmaras municipais e o plano de ação na área de comunicação para essas casas.

 

O diretor da Subsecretaria de Relações Institucionais, Francisco Biondo relatou suas experiências nos diagnósticos e lembrou que os formulário é apenas um instrumento, o importante é a visita das equipes e as observações que fazem in loco.

 

O seminário continua nesta quarta-feira com a avaliação das informações do diagnósticos que poderão gerar cursos de capacitação através do Saberes, quer seja presencial ou a distancia.

 

As ações que serão implementadas pelo setor de Tecnologia da Informação a partir dos dados coletados também será tema. O assunto será abordado pelo diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Petronio Barbosa.

 

E encerrando, o diretor Robison Gonçalves fará uma avaliação do trabalho até então desenvolvido e as propostas de ação para as câmaras municipais.