Interlegis promove encontro com vereadores do Alto-Vale do Itajaí

O Programa Interlegis promove, em sua sede encontro dos vereadores catarinenses nesta terça e quarta-feira (29/30) em parceria com a União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí, UCAVI e a União dos Vereadores de Santa Catarina, UVESC


Vereadores do Alto-Vale do Itajaí/SC se reúnem nesta terça e quarta-feira (29/30), no auditório do Programa Interlegis, em Brasília, para participar de Encontro promovido pelo Interlegis em parceria com a União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí – UCAVI e União dos Vereadores de Santa Catarina – UVESC.

 O evento foi aberto pela presidente da UCAVI, vereadora Iara Mariza Bonin e a mesa foi composta também pelo diretor do Programa Interlegis, José  Alexandre Girão Mota e pelo superintendente da UVESC, Ilmar Dalla Costa .

 O superintendente da UVESC,  Ilmar Dalla Costa explicou como se deu essa vinda dos vereadores ao Interlegis e destacou a importância dessa parceria. Logo depois, Alexandre Girão Mota proferiu palestra sobre o que é o Interlegis e sua importância no presente e futuro.

 Após a palestra, o diretor do Interlegis recebeu sugestões dos vereadores e disse que “as sugestões são sempre bem vindas, pois o Interlegis faz o possível para atender às necessidades das casas legislativas”, ressaltou.

 Em seguida o diretor da Secretaria de Coordenação Técnica e Relações Institucionais do Senado, Antonio Helder Rebouças, falou sobre “A Independência dos Poderes e Competência do Poder Legislativo Municipal”.

Na parte da tarde  os vereadores assistiram a palestra de Luis Fernando Pires Machado, Chefe do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – SPDT que explanou sobre as Leis Orgânicas Municipais. Onde deu ênfase aos conteúdos das leis orgânicas que deve conter as competências constitucionais, políticas públicas, planejamento municipal, entre outros.

Luis Fernando também falou sobre Regimento Interno e sua influência na condução dos negócios públicos, que além de ser o respaldo do parlamentar visa a transparência pública.

Para esta quarta-feira (30) está prevista uma visita guiada pelo Congresso Nacional e encontro com a bancada catarinense no Senado.

 

Uma palavra para o Portal

 

O Assessor de Imprensa e Comunicação da UVESC, Neilor José Domingues, em entrevista para o portal do Interlegis, disse que “a idéia dos vereadores terem vindo à sede do Programa foi para sentirem a importância que o Interlegis tem para os legislativos municipais e também porque precisam conhecer a capital do seu país e se integrarem à política”, comemorou.

 Neilor Domingues defende que “os vereadores precisam, antes de tudo, estar capacitados para exercer seu papel de membros do poder legislativo que exige muita responsabilidade. A UVESC, assim como o Interlegis, buscam capacitar e auxiliar os vereadores”, concluiu.