XI Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil

Acontece nesta terça-feira (25), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, o XI Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural do Brasil. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Acesse aqui
Tendo em vista a expressividade do setor de petróleo e gás natural no desenvolvimento econômico-sócio-ambiental do país, o Programa Ação Responsável realiza, no próximo dia 25, o “XI Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Desafios e Oportunidades”. O evento reúne, no Interlegis (Senado Federal), parlamentares e representantes do setor privado, instituições nacionais e internacionais, bancos de investimentos, centros de pesquisa, universidades e terceiro setor. A participação é gratuita e requer credenciamento prévio.
Dividido em dois grandes blocos - as atividades do upstream (exploração e produção) e as do downstream (transporte, refino e distribuição) -, o setor de petróleo e gás natural é bastante amplo e, apesar de delicado e de possuir uma indústria conhecida pelo alto risco, apresenta indicadores de grande relevância, considerada a cadeia produtiva de maior expressão nas últimas décadas no mundo.
No Brasil, descobertas recentes, divulgadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) - acerca do poço 2-ANP-1-RJS, no prospecto de Franco, que aponta para volumes recuperáveis da ordem de 4,5 bilhões de barris de petróleo -, reforçam o otimismo do governo em relação ao potencial da área do pré-sal. Segundo a ANP, parece se tratar de um dos poços de maior potencial no país (fonte: Assessoria de Imprensa/SCI/ANP – 12/05/2010 - www.anp.gov.br). O assunto é um dos temas a serem abordados no evento, entre profissionais da área e autoridades do poder público presentes.
A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), lançada pelo Governo Federal em março passado - que apresenta alta nos investimentos do setor para os próximos anos -, além da proposta do governo sobre um novo marco regulatório - que prevê, entre outros aspectos, a alteração do atual regime de concessão para o sistema de partilha (PLC 16/10) e a criação de um fundo social (PLC 7/10) -, também são temas em destaque no XI Seminário.

Realização - Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Horário - das 9h às 14h

Coordenação: Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil - Íntegra Brasil, sob coordenação técnica MSc. Clementina Moreira Alves