Escola do Legislativo de Minas promove cursos para servidores, estudantes do estado

A Escola da Assembléia Legislativa de Minas Gerais disponibiliza uma série de atividades para este ano como cursos a distancia e presenciais, além de exposições itinerantes e projetos de educação para alunos do ensino médio

Cursos, treinamentos e palestras dirigidos aos servidores da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, sobre conteúdos relacionados às áreas de estudos legislativos, jurídico-administrativo, lingüístico, e de comunicação e informação são atividades que serão realizadas pela Escola do Legislativo nesse primeiro semestre. Ano passado foram identificadas pelas diversas gerências da Assembléia 128 demandas de capacitação em diferentes áreas, com vistas a atualizar e aprimorar o conhecimento dos servidores daquela Casa Legislativa. Acompanhe o calendário e a programação pelo portal: www.almg.gov.br

Para vereadores e servidores das câmaras municipais de Minas estão sendo preparados cursos com conteúdos de maior interesse desses. Além dos cursos à distância, estão previstos, também, curso com a temática Poder e Processos Legislativos Municipais e, ainda, a continuidade do projeto Exposição Itinerante – Formação do Povo Mineiro, este último coordenado pelo Centro de Apoio às Câmaras da Assembléia Legislativa, CEAC. Dois municípios já receberam o projeto em 2009.

 

Educação para cidadania

O Projeto Educação para Cidadania, dirigidos aos estudantes mineiros do ensino médio, acontece  nos meses de março e abril .O projeto, desenvolvido em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerias (TRE-MG), conta com a participação de professores e técnicos da Escola do Legislativo que percorrerão 16 municípios. Podem participar estudantes entre 16 e 17 anos, da rede pública de ensino médio do estado.

 

Exposição itinerante

A exposição Itinerante Formação do Povo mineiro chega a Capelinha, que fica nos Vales de Jequitinhonha e Mucuri, na quarta-feira (10). A iniciativa pretende estimular a reflexão dos principais movimentos que influenciaram a formação do estado e promover ações de capacitação em gestão de arquivos institucionais e da memória das casas legislativas.

A exposição destaca os aspectos mais relevantes de cada um dos períodos abordados pelos expositores. Além da exposição, há a mostra que conta com suporte de um conjunto de DVDs, gerado a partir da edição e digitalização das palestras e, ainda o painel temático “História, Memória e Sociedade – O papel das instituições públicas.