Portal Modelo: um dos produtos de maior sucesso do Programa Interlegis

Responsáveis pelos portais de câmaras municipais falam o que acham e o porquê escolheram o Portal Modelo.

O Portal Modelo é o produto de mais sucesso e impacto, oferecido pelo Programa Interlegis. Ele oferece organização padronizada, o gerenciamento de conteúdo permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos de internet, possa publicar notícias, documentos, imagens, entre outras coisas. Por ser desenvolvido em softwares livres, possibilita que cada casa legislativa possa modificá-lo e personalizá-lo com toda liberdade.

O Portal já está hospedado em mais de 100 câmaras em todo o território brasileiro, na segunda fase do programa esse número poderá subir para 700. Casas como a Assembléia Legislativa do Distrito Federal, Câmaras Municipais de Maceió (AL), Eusébio (CE), Campinas (SP) e Carneirinho (MG), utilizam o Portal Modelo.

Adriano de Castro, responsável pelo portal da Câmara Municipal de Careaçu/MG, diz que o site é um produto de excelente qualidade. “O Portal Modelo é ótimo, ele tem todas as funcionalidades e ferramentas fáceis que precisamos aqui na câmara, e não possuía nada na cidade que tinha a qualidade do produto que o Interlegis nos disponibilizou. Agora estamos terminando de implantar os produtos do Programa aqui, na Câmara de Careaçu”, afirma.

Segundo Jorge Mendes, responsável pelo portal da Câmara Municipal de Vassouras/RJ, o portal modelo foi a melhor opção encontrada pela casa. “Quando entrei na câmara comecei a ver alguns portais, porém eram todos muito caros. Então descobrimos os produtos do Interlegis e decidimos implantar o Portal Modelo pela qualidade, que tem tudo que uma câmara municipal precisa e pelo fato de ser gratuito. Ele nos possibilita passar toda a transparência para a população, nele colocamos todos os gastos e tudo que é feito pela casa”, assegura.

De acordo com o responsável pelo portal da Câmara Municipal de Bento Gonçalves/RS, Rogério Fra conta o porquê o Portal Modelo foi escolhido pela casa. “A câmara tinha um site que não era amarrado, era bagunçado, e como não tenho muito conhecimento em web, fui atrás de um site pronto, porém não fica barato montá-lo. Entramos em contato com o Interlegis, que nos apresentou o Portal Modelo e acabamos escolhendo por cinco grandes motivos: primeiramente pelo fato de ser gratuito; em seguida pelo gerenciamento e ferramentas que são de excelente qualidade; pelos grupos de discussão que tem por trás de tudo, como o Gitec; pela liberdade que temos de personalizar a página e por último por ser feito por um órgão do Legislativo Federal que desenvolve um trabalho muito sério”, concluiu Rogério Fra.