Interlegis II traz novidades em seus produtos

Mudanças nos produtos do Programa Interlegis foram apresentadas durante o II Encontro Nacional do Gitec

Durante o II Encontro Nacional do Gitec, que aconteceu na sede do Programa Interlegis, foram apresentadas as mudanças que serão implementadas no Portal Modelo, no SAAP - Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar e no SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, produtos disponibilizados às casas legislativas.

 

Segundo o especialista em Tecnologia da Informação Cláudio Morale, o Portal Modelo sofreu mudanças de cunho técnico. “O site passa a ter agora um instalador unificado, onde pode ser instalado em qualquer versão do Linux, o que antes não acontecia. A partir de agora ele tem as configurações em formato XML, que é uma linguagem internacional de programação utilizada para facilitar a partilha de dados entre os diversos sistemas de informação. Os conteúdos também passaram por modificações, ficou muito mais fácil ordená-los, basta apenas clicar e arrastar para a pasta que deseja, e também encaminhá-los através de ferramentas de gestão de conteúdos” afirma.

 

O SAAP também passou por grandes melhorias internas e externas, que podem ser vistas pelo público. Segundo Morale, o sistema passou a ser muito mais prático e fácil de ser utilizado. “Além de passar por uma transformação na identidade visual, o SAAP adquiriu mais confiabilidade, usabilidade e suportabilidade, depois da reforma realizada. Houve mudanças nas configurações da área de trabalho, como a criação de agenda, contatos, documentação, boletins eletrônicos e um melhor compartilhamento dos dados do parlamentar”, conta o especialista.

 

Sobre o SAPL, Claudio Morale disse que ele passou por uma pequena transformação, porém que faz toda a diferença. “No sistema que agora está na versão 2.3, foi criada a Seção Plenária, onde será veiculada a ordem do dia, as propostas de leis que será votadas na casa legislativa em uma certa data. Nessa seção conterá dados como mesa diretora, oradores, lista de presença, votação e o andamento da proposta. E ainda foi criado junto com a Secretaria Especial de Informática do Senado Federal - Prodasen, o LEXML, um mecanismo de consulta versátil onde pode-se fazer consultas de informações legislativas e jurídicas. Isso tudo facilita ainda mais a prestação de contas do órgão com a população.” concluiu Morale.