Técnicos da área de TI do Programa Interlegis participam do XII Enial

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro foi realizado, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás a 12ª edição desse evento

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro foi realizado, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás a 12ª edição desse evento

O Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo - ENIAL é o principal evento, no Brasil, dirigido aos servidores do Legislativo, gestores e usuários de informática, que tem como objetivo oferecer alternativas de aprimoramento contínuo a usuários e profissionais de TI. Proporciona a troca de experiências relacionadas ao uso de recursos tecnológicos de comunicação e informação para todas as áreas Legislativas: municipal, estadual e federal. O tema escolhido para esta edição foi A infovia do Legislativo.

Como qualquer outro grande encontro, ou congresso, voltado para a área de informática, o ENIAL é composto por palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos técnicos e casos de sucesso. Para a realização do evento, técnicos da área de TI do Interlegis, Luis Fernando, Cláudio Morale, Jean Ferri e Francisco Júlio, receberam o convite da Assembléia Legislativa do Estado do Goiás para ministrar os minicursos sobre Portal Modelo, TV Web, SAPL Interlegis e Lei de responsabilidade fiscal. A Programação do evento contou também com uma apresentação cujo o tema foi: “Interlegis, um caso de sucesso”.

Na avaliação de Luis Fernando, o Enial traz um saldo altamente positivo por promover a interação dos profissionais da área de informática legislativa. “O Enial demonstrou a necessidade de haver a continuação da troca de experiências entre os usuários dos produtos e serviços do Interlegis”, analisa.

O Enial por ser um encontro nacional proporciona a integração entre profissionais que convivem, dia a dia, com os mesmos tipos de problemas e possibilita o intercâmbio de soluções.

A Infovia do Legislativo

Designando o conjunto de linhas por onde trafegam os dados de redes eletrônicas, o tremo infovia foi cunhado em meados dos anos 90 e refere-se à disponibilização imediata de documentos, imagens e aplicativos para os usuários, através da máxima descentralização de informações, do uso de aplicativos adequados e de hardware de qualidade superior.

Considerando todos os usuários não apenas como meros consumidores ou “buscadores” de informações, o termo infovia reforça a idéia de que cada usuário conectado é um virtual participante da construção de uma rede de informações, cada vez mais integrada, humanizada e flexível.