Portal LexML do Senado representará o Brasil em conferência internacional

Depois de conquistar duas premiações nacionais, o portal LexML do Senado representar o Brasil na 20ª edição da Conferência Internacional de Governo Eletrônico - DEXA 2009

Depois de conquistar duas premiações nacionais, o portal LexML do Senado representar o Brasil na 20ª edição da Conferência Internacional de Governo Eletrônico - DEXA 2009, em Linz, na Áustria, com início no dia 31 de agosto e que se encerra no dia 4 deste mês. A informação é dodiretor-adjunto da Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) e um dos idealizadores do projeto, Deomar Rosado.

O portal é resultado de um esforço conjunto de dois anos entre o Senado e a Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle (TIControle), sendo composto por bancos de dados de diversos órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário. Na data de seu lançamento oficial, em 30 de junho, contava com mais de um milhão de documentos, entre os quais, informações completas sobre leis e as interpretações a elas dadas pelos tribunais - as chamadas jurisprudências.

Habilitação

A dupla premiação do CGI e do Instituto Conip (Conhecimento, Inovação e Práticas de Tecnologia da Informação na Gestão Pública) ao LexML como Melhor Iniciativa do Ano e Destaque do Ano, salientou o diretor, garantiu a participação do portal na conferência internacional do setor. Conforme Rosado, o líder do grupo, João Alberto de Oliveira Lima, irá representar o portal na conferência na Áustria.

A conferência

O diretor informou ainda que a conferência reúne pesquisas recentes sobre governo eletrônico com workshops e exposições de artigos de especialistas e pesquisadores da área. Entre os principais temas em debate estão as teorias para modernização do setor público com a utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC), de governança eletrônica e gestão de processos, entre outras.