Interlegis recebe o apoio da Abrascam

A Associação de Servidores de Câmaras Municipais, Abrascam, aproveita o encontro de presidentes de câmaras e Vereadores de Pernambuco para oferecer apoio ao Interlegis

O Interlegis recebeu a visita dos representantes da Abrascam, Associação dos Servidores de Câmaras Municipais, na pessoa de seu presidente, Josinaldo Barbosa de Araújo e o 1º vice-presidente Relindo Schlegel.

Na oportunidade agradeceram o apoio que o Interlegis tem oferecido à Abrascam e afirmando o papel importante do Interlegis, para a realização dos objetivos. “É preciso contextualizar, aperfeiçoar, informar e integrar os legislativos municipais de todo o País.
- Nossos desafios são imensos, mas nossa determinação é de avançar, de conquistar nossa valorização pela qualidade de nossos trabalhos, oferecendo soluções aos problemas de nossos colegas servidores, dos vereadores e das comunidades a quem nos dedicamos”, explica o presidente.
Os servidores públicos e parlamentares municipais do Brasil reunidos no XXIV Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais  também manifestaram seu apoio ao Programa Interlegis, através da Carta de Foz do Iguaçu, onde destacaram :

6. A recomendação para que todos os legislativos municipais informatizem seus serviços, como também a  sua inclusão na comunidade virtual, para maior agilidade, eficiência e transparência, recomendando o uso dos produtos e serviços de inclusão digital do Interlegis, órgão vinculado ao Senado Federal, entre eles: o Portal Saberes, o portal modelo e SAPL, em virtude de ser um exemplo perfeitamente adequado às necessidades das câmaras municipais, na troca e transparência de informações úteis no aperfeiçoamento do processo legislativo;

12. Reiteram que a atividade de fiscalização e controle externo constitui um dever constitucional e o seu exercício deve ser realizado de forma responsável e no atendimento do interesse da sociedade. “ Em razão disso e por isso apóiam e mobilizam-se em favor do Grupo de Mobilização de Gestão Pública – GMGP na defesa da permanência do Programa Interlegis o qual racionaliza os investimentos em tecnologia, treinamento e integração dos órgãos legislativos federados”.

Abrascam

A idéia de criação da Associação dos Servidores de Câmaras Municipais surgiu durante o 1º Congresso Brasileiro da classe, que se realizou em 1986, na cidade catarinense de Blumenau, quando foram assentadas as bases iniciais do atual movimento de servidores dos Legislativos Municipais.  Em 1987, reunidos em Nova Friburgo/RJ, em seu II Congresso quando foi criada a associação.