Videoconferência temática para Conferência Nacional dos Direitos da Criança

Videoconferência no Interlegis discute temas para a Conferência Nacional do Direitos da Criança. Quem desejar assistir por videostreaming basta clicar no link logo acima da nota

Assista aqui por videostreaming

Com intuito de democratizar e qualificar as discussões preparatórias para a 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), promove no dia 11 de agosto (terça-feira), às 14h, uma videoconferência sobre os cinco eixos temáticos que nortearão as Conferências Estaduais.

 

De Brasília, na sede do Interlegis, estarão os membros da Comissão Organizadora da 8ª Conferência Nacional. Representantes e membros dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente farão parte da grande mesa de debate virtual acessando a tecnologia disponível nas salas de videoconferência das Assembléias Legislativas de seus estados.

 

A Secretaria da 8ª Conferência Nacional afirma que 11 unidades da federação estão confirmadas para participação diretamente da sala de videoconferência. As localidades que não se enquadrarem nessa realidade, poderão tomar parte do debate por meio do Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente – www.direitosdacrianca.org.br. Nesse site, a videoconferência será transmitida em tempo real e, por meio de um chat, será possível interferir no diálogo sobre os eixos temáticos, enviando questionamentos e comentários.

 

Eixos temáticos

 

São os aspectos que devem ser discutidos nas conferências municipais e estaduais, segundo orientação do Conanda. São eles:

 

I – Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; II - Proteção e Defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; III – Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; IV – Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção de cidadania; e V – Gestão da Política.

 

Na etapa municipal, deverão ser aprovadas duas diretrizes para cada eixo. Essas propostas são remetidas para a esfera seguinte – a estadual. As conferências estaduais devem aprovar até cinco diretrizes por eixo, que serão enviadas à etapa nacional.

 

O que é uma videoconferência?

 

É uma modalidade de comunicação interativa que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se num mesmo local.

 

 

Serviço

 

O quê? Videoconferência sobre os eixos temáticos da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Quando? 11 de agosto (terça-feira)

Que horas? 14h

Onde? Nas Assembléias Legislativas dos estados e no Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente (www.direitosdacrianca.org.br)

Fonte: Conanda