Conheça mais sobre o Interlegis

O Interlegis é cada dia mais a consolidação de um programa que veio para integrar as casas legislativas em todos os lugares deste país

O Programa Interlegis é uma parceria do Senado Federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento que tem como objetivo levar condições para que as casas legislativas até as mais longínquas possam desenvolver suas atividades legislativas e administrativas . Por isto o Interlegis atua em três principais áreas: tecnologia, informação, comunicação e capacitação e assim levando ferramentas para a modernização do legislativo brasileiro.

Mas o Interlegis é acima de tudo a reunião de casas legislativas. Para isto criou-se um portal www.interlegis.gov.br, onde estão os dados sobre o legislativo em todas as esferas e é também um meio para que se divulgue  as atividades ou mesmo projetos e programas que servirão como exemplos para outras, muitas vezes a  quilômetros de distancia.

Também para dar condições aos servidores de se atualizarem e assim utilizarem todos os serviços e produtos do Interlegis, criou-se o Serviço de Capacitação com cursos presenciais ou distancia. Somente no primeiro semestre deste ano mais de onze mil fizeram os diversos cursos disponibilizados.

Mas a capacitação também leva cursos presenciais às câmaras como treinamento para o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, um dos produtos Interlegis que auxilia na organização e na tramitação de matéria legislativas.

E quanto à sede? Quantos presidentes de câmaras vêm visitá-la para conhecer as suas instalações modernas, saber que tem um dos melhores sistemas de videoconferência que se pode conectar com qualquer lugar. Que a sede possui uma sala especialmente criada para que o vereador, quando vem a Brasília, tenha seu escritório e não fique sem um lugar para fazer contatos ou mesmo passar email, escrever, o “Espaço do Parlamentar”.

Os parlamentares conhecem a sala de treinamento que é utilizada por vários organismos,  como também o auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, com capacidade para 108 pessoas, onde acontecem  seminários, palestras. E ao lado tem a sala de apoio que complementa o auditório.

Toda essa estrutura está à disposição dos legislativos e até mesmo de organismos , um prédio moderno para onde se dirigem os parlamentares do país interessados em saber um pouco mais deste programa que com 12 anos de grandes conquistas e metas alcançadas e que agora se prepara para uma nova etapa com mais desafios.