"Patativa do Assaré - Ave Poesia"

Senado realiza sessão, lança livro e exibe documentário para celebrar centenário do poeta Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu em 1909, em uma pequena propriedade rural localizada no município de Assaré, no sul do Ceará. O centenário deste poeta popular será celebrado pelo Senado na próxima quarta-feira com uma série de eventos. A programação começa no Plenário, quando os senadores homenagearão o poeta nordestino. No começo da noite, será exibido o documentário "Patativa do Assaré - Ave Poesia", de Rosemberg Cariry. 

O cantor Raimundo Fagner participará da homenagem que o Senado prestará nesta quarta-feira (3) ao poeta Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. Fagner encerrará a homenagem do Plenário cantando “Vaca Estrela e boi Fubá”. Esta é a canção de Patativa que ganhou o maior número de regravações. Antes de Fagner, a cantora Myrlla Muniz canta “Casinha de palha”, acompanhada por Marcos Faria, na sanfona, e Ocelo Mendonça, no violoncelo.

 QUARTA-FEIRA - 3 de junho

1) Pronunciamentos dos senadores e lançamento do livro "Patativa do Assaré - Poeta universal", organizado pelo senador INACIO ARRUDA - Plenário do Senado Federal – 14 horas.  

2) Apresentação dos violeiros Roque José e Lindalva Dantas, dos emboladores de coco Elias Ferreira e Daniel Ramos dos Santos e do poeta Gonçalo Gonçalves. Local: Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis (Av. N2 - Anexo "E" do Senado Federal - ao lado da Gráfica do Senado) – 18h30. 

3) Exibição do documentário "Patativa do Assaré - Ave Poesia" - 18h30 - Local: Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis (Av. N2 - Anexo "E" do Senado Federal - ao lado da Gráfica do Senado) - Entrada Franca e Censura Livre. Logo após a apresentação dos artistas da Casa do Cantador.