Primeiro programa radiofônico feito pelos povos indegenas tem acervo recuperado e disponibilizado em portal na internet

Programa de Índio, que ia ao ar na Rádio USP, nos anos 80, foi o primeiro programa no Brasil que colocou os povos indigenas como protagonistas na mídia eletrônica

Hoje, mais de 20 anos depois, esses programas, que são um pedaço da história do Brasil, podem ser ouvidos novamente na Internet, no portal www.programadeindio.org (SEM BR) O Projeto “Programa de Índio – História e histórias”, idealizado pela Ikorĕ – projetos culturais e artísticos, em parceria com o Núcleo de Cultura Indígena, foi selecionado pelo Edital Petrobras Cultural e possibilitou a digitalização e recuperação deste importante acervo, com 200 dos programas que construíram a primeira experiência radiofônica de povos indígenas do Brasil. Assim, mais uma vez a sociedade brasileira poderá ouvir novamente as vozes que fizeram o movimento indígena e ter acesso a mais informações sobre esse período e sobre a história do Brasil no Programa de Índio.

 

“Infelizmente, a situação atual dos povos indígenas não se alterou muito. Algumas conquistas importantes foram alcançadas, mas ainda há muitos obstáculos, problemas e conflitos que se agravaram com o passar do tempo... Os direitos assegurados pela Constituição não foram consolidados, situações de conflito e personagens registrados no Programa de Índio seguem na mídia. A ignorância sobre a cultura e o conhecimento tradicional dos povos indígenas ainda os coloca à margem de nossa sociedade, sem espaço e sem respeito. Nosso desejo é de que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão sobre as pessoas indígenas e seja um jeito de estar no mundo que reverencia “os lugares onde a terra descansa”, frisa Angela Pappiani, diretora do projeto e ex-produtora do programa radiofônico.

 

No dia 07 de abril de 2009, 19h30, no auditório do SESC V. Mariana (Rua Pelotas, 141) o site www.programadeindio.org será apresentado oficialmente em cerimônia que contará com a participação e apresentação de Ailton Krenak, Álvaro Tukano (apresentadores dos programas originais) , Coral Guarani Tekoá Pyau. Os interessado podem confirmar presença pelo email contato@programadeindio.org    ou fone 11- 3796 2418.