Cursos e palestras na Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Veja a agenda da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Já estão fechadas duas turmas, das seis que serão oferecidas pela Escola do Legislativo, do curso Treinando a Nova Ortografia, destinado aos servidores da Assembléia Legislativa, com o objetivo de preparar a Casa para a adoção das novas normas ortográficas. As duas turmas da manhã, uma iniciando-se no dia 30 de março e a outra no dia 17 de abril, estão com todas as vagas preenchidas. Permanecem abertas, as quatro turmas da tarde dos dois períodos. Os gerentes e os titulares de gabinetes parlamentares terão ainda até  quarta-feira, dia 25, para efetuar as inscrições de seus servidores, por meio dos formulários eletrônicos disponíveis na intranet ou pelo e-mail escola.eventos@almg;gov.br.


A Escola do Legislativo também inicia nesta semana as atividades de capacitação dos servidores empossados no último dia 17 de março e dos demais nomeados ainda não atendidos por essa programação. Essa segunda etapa será aberta com a oferta de novas turmas da palestra "Informática na Assembleia: estrutura e ferramentas de informática". Coordenada pela Gerência de Sistemas de Informação (GSI), a iniciativa tem o objetivo de repassar aos servidores informações básicas sobre a utilização dos sistemas e recursos de informática da Casa. A programação da segunda edição do Curso de Formação Introdutória à Carreira do Servidor da Assembleia Legislativa (CFAL) também já está fechada e terá início no dia 27 de abril, com a disciplina "Estrutura e Funcionamento da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais", e serão concluídas no dia 22 de maio.

Os Cadernos da Escola do Legislativo e a Revista do Legislativo, publicações da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, já estão incluídas no sistema Qualis, que avalia a qualidade dos periódicos científicos e técnicos do país e serve como referência de qualidade da produção intelectual no meio acadêmico e fora dele. A Revista do Legislativo já integra o Qualis desde 2007.
No último mês de fevereiro, os Cadernos da Escola do Legislativo foram incluídos nesse sistema pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. Com essa classificação, os Cadernos, que este ano passarão a ter duas edições anuais, consolidam seu papel como veículo de reflexão sobre as questões que envolvem o Estado e a sociedade.


A Câmara Municipal de Itabira, em parceria com a Escola do Legislativo, realiza no próximo dia 27 de março, de 9h às 17 horas, na sede do Parlamento, o Encontro Regional de Capacitação de Vereadores, destinado aos Legislativos municipais de 27 cidades da região. Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato com a Câmara Municipal de Itabira, sempre à tarde, pelo telefone (31)3839-1500.

O Sessão Aberta, ciclo de debates promovido pelo Centro de Estudos Legislativos da UFMG (CEL-DCP/UFMG), apresenta na sexta-feira, dia 27, às 14 horas, a sua primeira edição de 2009, abordando o tema “A dimensão informacional do trabalho Legislativo”. A discussão será conduzida pelo cientista político e diretor da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, Ricardo Rodrigues. O evento será realizado na sala 1048 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Campus Pampulha - Avenida Antônio Carlos, 6627).

”A estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo” é o tema da palestra que o professor Ludovikus Moreira fará durante o Seminário sobre Poder Legislativo, a ser realizado pela PUC Minas, no sábado, dia 28, no auditório do Prédio 43 do campus Coração Eucarístico, de 14 às 17 horas.