Assembléia Legislativa de Minas Gerais começa 2009 com agenda cheia

Palestras, programas de capacitação encontros e novas publicações fazem parte da programação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Assembléia Legislativa de Minas Gerais prepara programa de recepção e capacitação para novos vereadores, através do hotsite da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, destinado aos novos vereadores, reunindo conteúdos essenciais às suas atividades, como legislações, publicações técnicas, além de informações sobre links de interesse e um roteiro de perguntas mais freqüentes sobre o Legislativo Municipal com as respostas correspondentes. O portal do Vereador 2009 incluirá também informações sobre a programação da ALMG/ELE de recepção e capacitação dos vereadores eleitos, com o calendário de atividades e identificação das palestras.

A diretoria de Recursos Humanos e a Escola do Legislativo também promovem, nessa semana (2 a 6), um encontro para orientação dos servidores da Assembléia Legislativa que irão atuar como monitores na disciplina Prática Monitorada, integrante do Curso de Formação Introdutória à Carreira do Servidor da Assembléia Legislativa (CFAL), destinado aos novos servidores, aprovados no último concurso público, realizado em 2008.

Nesta semana também entra em circulação o número 15 dos Cadernos da Escola do Legislativo, lançado no final de 2008. Nessa edição foram introduzidas algumas modificações editoriais, objetivando tanto estreitar a ligação do periódico com a produção acadêmica, quanto preservar a qualidade dos textos publicados, meta sempre perseguida pelos Cadernos. Uma chamada de artigos, divulgada entre instituições acadêmicas, órgãos públicos e centros de pesquisa, resultou, no ano passado, em 31 propostas de textos.

Já a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, de Pouso Alegre, promove na sexta-feira (6), um encontro com a participação de presidentes e representantes de 40 Câmaras Municipais do Sul de Minas, com o objetivo de identificar demandas de capacitação e formas de viabilizar convênios entre essas Câmaras, para a oferta das atividades na região. Estará presente também o representante da Escola do Legislativo de Poços de Caldas, recém-criada e da Escola do Legislativo de Minas Gerais, da ALMG.