Programa Arca das Letras entrega mais de 20 bibliotecaspara comunidades rurais dos Territórios da Cidadania Transamazônica e Nordeste Paraense

A distribuição acontece em duas ações, no sábado (24), 10 bibliotecas serão entregues para famílias rurais de municípios que fazem parte do Território da Cidadania Transamazônica e, na segunda-feira (26), serão mais 10 arcas para moradores demmunicipios pertencentes ao Território da Cidadania Nordeste Paraense

O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entrega mais 20 bibliotecas para comunidades rurais dos Territórios da Cidadania Transamazônica e Nordeste Paraense. A distribuição acontece em duas ações. No sábado (24), 10 bibliotecas serão entregues para famílias rurais de Altamira e Porto de Moz, municípios que fazem parte do Território da Cidadania Transamazônica. Na segunda-feira (26), serão mais 10 arcas para moradores de Cachoeira do Piriá, Ipixuna do Pará, Irituia, Ourém, Santa Luzia do Pará e São Domingos do Capim, pertencentes ao Território da Cidadania Nordeste Paraense (veja programação abaixo).

Como parte das atividades, serão capacitados 40 agentes de leitura, voluntários que ficarão responsáveis pelas bibliotecas. Moradores das comunidades, eles vão aprender técnicas de incentivo à leitura, de empréstimo de livros e também de ampliação dos acervos.

Além das 20 bibliotecas Arca das Letras, 6 acervos especiais serão entregues para Casas Familiares Rurais dos municípios Altamira, Anapu, Pacajá, Rurópolis, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. Esta ação visa apoiar as atividades em pedagogia da alternância, com livros que contribuem para o desenvolvimento educacional, cultural e para o trabalho no campo.

Com mais esta ação, o estado do Pará passa a ter 29 acervos especiais, além de 122 bibliotecas, instaladas entre 2004 e 2009. São cerca de 18 mil famílias atendidas em 60 municípios paraenses.

Programação

Data: 24 de janeiro de 2009 – sábado – Altamira/PA
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais do Território Transamazônica
11h30 – Solenidade de entrega das bibliotecas e diplomação dos agentes de leitura
Local: Auditório da Universidade Federal do Pará - Rua Coronel José Porcírio, s/nº -  Bairro Recreio

Data: 26 de janeiro de 2009 – segunda-feira – São Miguel do Guamá/PA
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais do Território  Nordeste Paraense
11h30 – Solenidade de entrega das bibliotecas e diplomação dos agentes de leitura
Local: Auditório do Escritório Regional da Emater - Av. Américo Lopes, 390 – Centro