Presidente do Senado destaca sucesso do Programa Interlegis

O presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, manifestou a sua satisfação pelos êxitos alcançados pelo Programa Interlegis na modernização e integração do legislativo brasileiro

Ao elogiar as atividades desenvolvidas pelo  Interlegis e o seu sucesso junto ao legislatvo nacional, o presidente do Senado, Garibaldi Alves  disse que o Programa está conseguindo aproximar as casas legislativas e eliminando o "abismo informacional" entre elas.

Lembrou o senador que, só em 2008, mais de dois mil alunos foram treinados nos cursos a distancia do setor de capacitação do Interlegis. “Além disso, se uma câmara de vereadores precisar se atualizar e modernizar seu regimento, o Programa Interlegis está apto a coordenar esta tarefa. Por tudo isto e pela disponibilização de tecnologia em software livre  e mais  eventos como fóruns, seminários e cursos a distancia fazem do Interlegis um programa-modelo que está sendo exportada para outros países", destacou o senador.

Sobre os eventos dos quais participou, o presidente do Senado disse que, ciente das necessidades dos novos vereadores e prefeitos,  de que esses precisam de ajuda para aprimorar ou mesmo conhecer seus deveres e direitos junto à sociedade, foi determinada a organização de palestras sobre questões orçamentárias, “ou seja como os municípios poderiam conseguir recursos federais sem participação de intermediários e como funciona o processo de votação da lei orçamentária em uma câmara de vereadores”, informou. E que somado a este assunto, os fóruns Interlegis chamaram a atenção para as responsabilidades de parlamentares e governantes “na boa condução da política". “Enfim procuramos levar temas que dizem respeito ao dia a dia do município e do legislativo municipal. Por isso os parlamentares e outros participantes têm demonstrado grande interesse nesses eventos” enfatizou.

O senador Garibaldi revelou que antes de assumir a cadeira de presidente sabia da grandiosidade do programa Interlegis e seu objetivo de modernizar  o legislativo brasileiro em todas as esferas, principalmente na área tecnológica e de informação. “Mas confesso que sempre tive muita curiosidade sobre os detalhes das múltiplas atividades desenvolvidas pelo programa”, afirmou.

Falando sobre os II Censo do Legislativo e I Censo do Legislador, que começam no segundo semestre , promovido pelo Programa Interlegis, o presidente do Senado manifestou a convicção de que  ambos revelarão que o “Poder Legislativo na União, nos estados e nos municípios deseja continuar se aperfeiçoando para poder defender e preservar suas prerrogativas constitucionais. “Estou honrado de haver contribuído para isso por meio dos trabalhos do Interlegis”, concluiu .