Câmara de Curitiba busca exemplo na Câmara de Joinville

Câmara Municipal de Joinville é exemplo de organização no setor de Contabilidade e Orçamento que despertou o interesse da Câmara de Curitiba

Dentro da política de capacitação dos servidores, adotada pela Câmara de Curitiba, funcionários do setor de Contabilidade e Orçamento estiveram na Câmara de Joinville, com o objetivo de levantar subsídios, para o aperfeiçoamento dos serviços desenvolvidos, com a finalidade de garantir mais transparência e agilidade, uma vez aquele Legislativo catarinense conta com um sistema de interligação eletrônica entre os setores de compras e os diversos segmentos da contabilidade.

A Câmara de Joinville tem, ainda, um sistema interligado com o banco em que os servidores recebem seus salários através do pagamento de contracheque eletrônico.

A importância da criação da divisão de gerenciamento de contratos para a Câmara de  Joinville foi a melhor medida implantada, pois não fica mais nota fiscal parada e a contabilidade trabalha com a data real. Isso fez com que a Casa tivesse um maior controle sobre o que acontece, com muita transparência. Esse novo olhar legislativo garantiu o respeito da população.

Concluindo, cada contrato é acompanhado, além do gerenciador, por alguém do setor que vai se beneficiar pelos serviços. No início de cada ano, faz-se empenho global para tudo e uma estimativa para gastos com luz, água e telefone. Tendo como parâmetro o que foi gasto no ano anterior, calculando os possíveis reajustes de preços. E, assim, quando chegam as notas, faz-se o subempenho, diminuindo do total. Com isso, se tem o controle exato do que foi gasto e do saldo restante.