Interlegis hospeda Portal Modelo de Gouvelândia

A câmara Municipal de Gouvelândia/GO estréia nova fase do projeto de modernização, que analisa a implantação do Portal Modelo nas câmaras municipais

Em 2006, o Interlegis selecionou 100 câmaras municipais para dar início ao Projeto Piloto de Modernização (PPM), que forneceu capacitação, produtos e equipamentos de informática visando a modernização tecnológica e a inclusão digital das casas legislativas. Durante análise dos resultados da primeira fase do PPM, encontrou-se um problema recorrente: a dificuldade de algumas casas de absorver integralmente as tecnologias fornecidas pelo projeto. Baseado nessa avaliação, o Interlegis inicia uma nova fase do PPM, visando reunir, de maneira prática, informações que permitam a aplicação do projeto em todas as câmaras municipais do país.

"[O atual projeto] é uma correção dos rumos tomados no primeiro projeto piloto", explica o consultor técnico da nova etapa do projeto, Ênio Viotti. "Estamos analisando o aproveitamento que essas casas tiveram em relação ao PPM para selecionar as que tiveram mais dificuldade no tratamento e na utilização dessas ferramentas".

O Interlegis selecionou, então, algumas câmaras municipais previamente selecionadas para o PPM, para realizar a primeira experiência - o desenvolvimento, a instalação e a hospedagem do Portal Modelo em 35 das 100 câmaras iniciais. A Câmara Municipal de Gouvelândia não possuía, até pouco tempo, um portal na internet. A partir de informações fornecidas pela própria casa, o Interlegis desenvolveu, instalou e hospedou a primeira página da câmara, no endereço http://www.camaragouvelandia.go.gov.br/.

O sistema da criação do portal será avaliado, reajustado de acordo com as necessidades, e reimplantado em outras câmaras municipais, previamente definidas, até que se encontre o modelo ideal. "Levantando as particularidades e características [das câmaras municipais envolvidas], e criando uma documentação que possibilite a implantação em um número maior de municípios, devemos levar esse projeto às casas restantes [da primeira seleção] do PPM", declarou o consultor.