Interlegis lança o livro "A História do Legislativo no Brasil"

A Secretaria Especial do Interlegis lança hoje o livro "A História do Legislativo no Brasil", de Vamireh Chacon, publicado pela Gráfica do Senado Federal

A Secretaria Especial do Interlegis lança hoje, quarta-feira (28), o livro "A História do Legislativo no Brasil", publicado pela Gráfica do Senado Federal. Significa a primeira interpretação da História Brasileira do ponto de vista dos parlamentos, incluindo estaduais e municipais. O livro, assinado pelo cientista político Vamireh Chacon, será lançado às 17h, com a presença do 1º secretário do Senado Federal e diretor nacional do Programa Interlegis, Senador Efraim Morais.

 "A História do Legislativo no Brasil" é produto de longos anos de pesquisa de Vamireh Chacon, professor emérito de Ciência Política da Universidade de Brasília e de seus assistentes, destacando-se Claus Rodarte, mestre em Ciência Política pela UnB.

Para Chacon, as histórias políticas dos povos costumam ser descritas e explicadas sob a perspectiva do poder executivo, mas o legislativo é o mais democrático dos poderes constitucionais. "[O legislativo] é o que está mais perto do povo e melhor reflete e expressa aspirações e reivindicações", destaca.

Vamireh Chacon é bacharel pela tradicional Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, e doutor pela Faculdade e Universidade de Munique, na Alemanha, onde foi professor assistente, adjunto e titular - funções que também desempenhou na Universidade de Brasília, onde também foi decano (pró-reitor) e diretor dos institutos de Ciência Política e Relações Internacionais. Chacon foi também professor visitante e conferencista em universidades dos Estados Unidos, França, Inglaterra, Escócia, Portugal, Espanha, Argentina, Venezuela, Bolívia, Índia (Goa) e China (Macau).

O professor Chacon já produziu quatro publicações que antecedem o livro "A História do Legislativo no Brasil": "História das idéias Socialistas no Brasil", "Vida e Morte das Constituições Brasileiras", "Estado e Povo no Brasil" e "Parlamento e Parlamentarismo (O Congresso Nacional na História do Brasil)". Como também foi premiado por suas obras com o Prêmio do Instituto Nacional do Livro e o Prêmio Joaquim Nabuco para ensaio da Academia Brasileira de Letras.